Resenha – Um Dia

Resenha – Um Dia

Resenha do livro Um Dia do autor David Nicholls

O livro Um Dia do autor britânico David Nicholls é uma daquelas leituras que só dei chance depois de muito torcer o nariz. Já explico: não acredito nessa imensa leva de romances água com açúcar que lotam as prateleiras das livrarias. Aprecio muito um bom romance inserido dentro das tramas, porém, é raro que esse gênero em especifico tenha a minha curiosidade. “Um Dia” foi além e teve a minha atenção.

A relação de Emma e Dexter é complicada, óbvio. Eles se conheceram no dia da formatura da faculdade, tiveram uma noite inesquecível, mas no dia seguinte (e ao longo dos anos) acabaram seguindo caminhos diferentes. A vida pós-faculdade não é nada do que eles imaginavam. Enquanto Emma trabalha em fast foods e sonha em ser escritora, Dexter constrói sua carreira como apresentador de TV.

A garota pobre e o cara rico. Um tema tão velho que até a Cinderela passou por isso. Por que então ler esse livro?

Simples. Porque o autor tenta fugir dos clichês implícitos. Não que tenha saído ileso, mas o esforço rende uma leitura que surpreende e emociona. É um romance inteligente, que não facilita a vida dos personagens apenas por um final feliz. O leitor não torce desde o princípio pela união do casal. Isso só acontece aos poucos, enquanto Dexter e Emma ganham forma a cada capítulo, sendo este o ponto alto do livro.

O mais interessante é a forma como o autor decidiu contar a trajetória dos personagens. Cada capítulo narra um dia específico (15 de julho) na vida de Dexter e Emma ao longo de 20 anos, sem que o intervalo atrapalhe a evolução da narrativa. Muito pelo contrário. É deliciosa a constante transformação dos personagens, graças aos empecilhos e oportunidades que acabam surgindo.

Nicholls não poupa seus personagens de frustrações e os apresenta a partir das escolhas que fazem ao longo da vida. É assim que eles se aproximam da realidade e ganham simpatia – ou não – do leitor. Ao final do livro é quase como se eles fossem aquele casal de amigos que você torce secretamente para ficarem juntos.

Quem sabe um dia você também dê a chance para a história de Emma e Dexter?

O bestseller ganhou uma adaptação para o cinema em 2011, tendo como protagonistas Anne Hathaway e Jim Sturgess.

Resenha do livro Um Dia do autor David Nicholls

Autor:

Louco por definição, formando em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, músico, compositor, blogueiro, nerd, geek, esposo da @eericarocha, pai da tartaruga tigre d'agua Trash, da salsicha Punk, do boxer Rocky e Atendimento e Planejamento na @lets_talk. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios