Resenha – Quando Nietzsche Chorou

Resenha – Quando Nietzsche Chorou

Alguns livros, mesmo verídicos ou baseados em fatos reais, soam impossíveis, parecem falsos e tornam difícil a aceitação de que o que se leu realmente existiu ou é em parte verdade. Seja devido ao exagero do texto, à falta de consistência nos argumentos ou à inabilidade, por parte do autor, na escolha das palavras.

Outras vezes, entretanto, mesmo as mais evidentes ficções convencem, inundam o mundo real de possibilidades fantasiosas e turvam as fronteiras entre o possível e o impossível. Nesses casos, saímos convencidos de que a narrativa é (ou realmente poderia ser) verídica.

Exatamente como ocorre no livro Quando Nietzsche Chorou.

Na trama mais famosa do autor Irvin D. Yalom, o encontro de duas das maiores mentes da história e as mais fantásticas discussões acerca do comportamento, do pensamento e da vida humana se descortinam em uma narrativa forte, concisa e altamente filosófica. Aqui, o leitor é convidado a realizar profundas indagações a respeito de suas próprias motivações, sensos de realidade e opiniões.

Mais do que isso, os pontos fortes e fracos de cada um são expostos e trabalham como a força motriz deste encontro, com ambos buscando no choque de suas ideias a solução de seus problemas. Assim, inseridos nessa narrativa muito bem construída, vemos o paciente confundir-se com o médico em uma via de mão dupla.

É lógico que a obra está longe de apresentar a verdadeiro Nietzsche, todo o seu leque teórico e a complexidade de seus temas e conceitos. Do mesmo modo, é claro que nem todos os conteúdos de Breurer são expostos e compilados, mas fazem jus ao que existe a respeito desses célebres pensadores e introduzem os principais pilares de cada um – quase como uma pequena amostragem.

“Quando Nietzsche Chorou” é uma obra intensa e altamente capaz de catalizar impressionantes conclusões. É um bombardeio de idéias que, com certeza, deve ser lido por todos que apreciam obras com conteúdo filosófico.

Escute o podcast do livro Quando Nietzsche Chorou: LivroCast #014.

LivroCast 014 - Podcast do Livro Quando Nietzsche Chorou

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios