Resenha – O Palácio de Inverno

Resenha – O Palácio de Inverno

resenha, o palacio de inverno, john boyne, autor, livro, russia, romance historico

Gosto de começar minhas “resenhas” falando o título da obra e o nome do autor. Mas não hoje.

Dessa vez, falarei primeiro do enredo e só depois nomearei a mesma, por achar que assim tudo o que esta história transmitiu para mim ficará mais claro, bonito e condizente com o livro em questão.

(E ele merece).

Esta obra acontece na Rússia, França e Inglaterra. E é, antes de tudo, sobre o amor sincero e sobre as guerras e os governos que marcaram vidas e modificaram destinos.

É indescritível.

Narra, de um lado, o império Romanov – a família de czares russos – e toda a sociedade de um país a beira da Revolução Bolchevique; e, de outro, o amor de uma vida inteira – vivido por Zóia e Geórgui, outrora guarda imperial do próprio Nicolau II, o último czar.

Os feitos passados avançam no tempo sob o testemunho de um jovem apaixonado, enquanto os atos presentes regridem com o fardo da idade a da perda eminente de seu grande amor. Ambos os momentos narrados se encontram, assim, e definem o grandioso final – que não podia ser mais magnífico, diga-se de passagem.

Um fim triste, porém belo.

E é desse modo que se desenrola o melhor livro de John Boyne até então, O Palácio de Inverno. Uma obra pela qual eu nutria grandes expectativas (principalmente depois de ler O Menino do Pijama Listrado e O Garoto do Convés), mas de quem não esperava tamanha surpresa. É um livro comovente e pautado, como do costume do autor, em fatos reais.

Vale muito a pena ler este título.

Não deixe de ouvir o LivroCast 046 – O Palácio de Inverno

LivroCast, Podcast, livro, o palacio de inverno, john boyne, russia, revolucao, romance historico

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios