Resenha – O Garoto no Convés

Resenha – O Garoto no Convés

john boyne, o garoto no conves, livro, resenha, lokotopia, livrocast, hms bounty, motim, historia, romance historico

A expectativa é geralmente baixa quando se lê um novo autor. Independentemente de nome, fama ou prêmios, a primeira leitura é envolta em uma aura de descoberta, até porque não se sabe o que de fato esperar.

Mas a segunda… essa sim é o grande “problema”.

Se a primeira leitura for ruim, talvez ela nem aconteça. E se acontecer, certamente será repleta de receios e barreiras, fazendo com que os pontos negativos saltem aos olhos e nublem a obra. Por outro lado, se for boa, o leitor não se conterá e exigirá mais. Cada vez mais.

E foi justamente neste ponto que me encontrei ao ter O Garoto no Convés nas mãos.

Depois de O Menino do Pijama Listrado, minha expectativa para o segundo livro de John Boyne era bastante grande. E eu descobri que é justamente nessas horas, quando já se espera muito, que aparecem as maiores surpresas.

Escrito novamente sob o ponto de vista de uma criança, o autor desta vez vai além. Neste livro, ele trás como narrador não o filho de um general, um menino com recursos financeiros e estudo. Mas sim um garoto de rua, que cresce em meio à violência.

Um menino menos ingênuo e inocente, mas com bem mais argumentos e inteligência.

O que não muda, entretanto, é que o leitor é novamente conduzido a um cenário real: a um dos mais famosos motins de todos os tempos. E nele encontra medo, hierarquia, amizade. Enxerga as dificuldades da viagem, as maravilhas de outra terra e os conflitos do próprio ser-humano.

“O Garoto no Convés” é uma obra que não se prende à visão histórica, referências ou fatos reais. Mas sim, graças a eloquência do autor, que apresenta uma apaixonante “ficção real”, com personagens que crescem, aprendem e surpreendem página após página.

É um excelente livro.

Por fim, é uma aventura de verdade, que fará com que o leitor se encante, sobreviva à fúria das águas e conheça novos mares e outros continentes.

E que deseje, acima de tudo, ler mais e mais livros do mesmo autor.

Ouça também o LivroCast 004 – Os Protagonistas de John Boyne

LivroCast 004 - Os Protagonistas de John Boyne

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios