Resenha – Jogos Vorazes

Resenha – Jogos Vorazes

Jogos Vorazes – o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome – é um livro bastante diferente dos demais do gênero. Nele, Suzanne Collins mistura temas jovens e adultos para criar um enredo não-convencional, capaz de fomentar análises e gerar discussões.

Inseridos em um reality show no qual lutam por suas vidas, os protagonistas – com forte destaque para Katniss, dona de uma personalidade raramente vista em livros infantojuvenis – passam por uma série de conflitos de origens diversas. Se por um lado o sentimentalismo tipicamente jovem ganha destaque em algumas páginas, por outro o consumismo e o próprio culto a imagem entram em voga. Temas que transpõe as páginas da literatura e invadem o mundo real.

Dessa forma, sombreado por um reality show pautado no mais alto nível de sensacionalismo e na mais frágil das justificativas, o leitor deve encontrar questões fidedignas em uma trama bem escrita e contundente. Recheada, ainda, de contrastes marcantes com nossa sociedade atual: o prevalecimento da moda, o poder da mídia, o desvalor do ser humano e outros.

Obviamente, entretanto, algumas características negativas saltam aos olhos – talvez pelo fato inegável de eu não pertencer ao público alvo deste livro. Apesar de minha total compreensão acerca de seus motivos, há descrição excessiva das roupas, vestimentas e ornamentos; bem como das refeições e festas, por exemplo. Mas repito: não considero-me público desta obra.

Jogos Vorazes é surpreendente, dotado de uma leitura agradável e com situações que prendem a atenção. E se o tema parece desinteressante para algumas pessoas, afirmo que as reflexões oriundas do mesmo são (ou deveriam ser) de interesse global, residindo justamente aí a minha maior dúvida:

“Será que quem lê este livro absorve crítica pretendida por Suzanne Collins ou será que o sucesso alcançado por ele deve-se justamente ao consumo que o mesmo posiciona-se contra?”

Deixo a resposta para vocês.

Escute o podcast do livro Jogos Vorazes: LivroCast #008.

LivroCast 008 - Podcast do livro Jogos Vorazes

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios