Resenha – Extraordinário

Resenha – Extraordinário

extraordinario, livro, r j palacio, resenha, autor, bullying

“Não julgue um livro pelo primeiro parágrafo”, é isso que aprendi com Extraordinário.

Brincando com a contracapa do livro que pretende nos ensinar a não julgar um menino pela cara, este é um título que começa incrivelmente infantil. Após algumas linhas, entretanto, a maturidade do protagonista de dez anos ao encarar sua “condição” e tudo que ele enfrenta para tentar ser feliz mudam tudo. O enredo mostra que está ali para ser levado a sério e conversar com todas as idades, e não apenas para ser mais um.

A partir de então, é impossível parar de ler.

Forte e sério como o próprio tema “bullying” pede parar ser tratado, “Extraordinário” apresenta uma visão ampla e bastante real de personagens, causas e consequências. Traz alguém que sofre com o preconceito, familiares, professores, amigos, inimigos e gente de todas as personalidade para contar a história que deve ser contata. E, assim, passar sua mensagem.

Ao contar com vários narradores, alias, o livro em questão catapulta para o leitor pontos de vistas complementares. Raciocínios distintos para gerar diferentes reflexões e que, ao fim, fecham-se entorno de uma bonita conclusão.

Há mais problemas para vir? Sim. Mas deve-se comemorar com afinco cada batalha ganha. Como o próprio August diz, inclusive, toda pessoa deveria ser aplaudidos de pé pelo menos uma vez na vida porque todos nós vencemos o mundo.

Bonito, não?

E um dos grandes méritos da história está justamente nisso, em sua simplicidade. Todos os narradores tem algo de bom a acrescentar e todos tem algo a aprender. Todos (ou quase todos) tem algum preconceito, mas têm também vontade de superá-lo. Admiram o protagonista e querem ficar ao seu lado. E como deve ser na vida, todos aprendem e crescem.

Além disso, esta é uma obra incrivelmente dinâmica. Capítulos curtos e objetivos motivam o leitor e continuar lendo, bem como a empatia de cada personagem.

É atual e para todos os públicos. Um livro realmente extraordinário.

Não deixe de ouvir o LivroCast 041 – Extraordinário

LivroCast, extraordinario, r j palacio, podcast, livro, autor, bullying, preconceito

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios