Resenha – A Metamorfose

Resenha – A Metamorfose

Resenha - A MetamorfoseA Metamorfose, de Franz Kafka, é um verdadeiro clássico. Uma obra simples, densa, muito bem escrita e curta, assim como será a resenha de hoje.

Em aproximadas 60 páginas, o autor tece um cenário absurdo que exige estomago forte por parte do leitor. Narra a transformação de Gregor Samsa em um inseto, a reação da família a tal fato e expõe o jogo de interesses e o amago mais íntimo – infelizmente – de muitas das relações humanas.

Com uma série de reflexões ainda muito atuais, evidencia a alienação do homem, as preocupações frívolas frente ao que realmente deveria importar, a banalização de tudo e o próprio comodismo social. Neste livro, Kafka nos apresenta um conflito extremo recheado de situações metaforicamente rotineiras.

Além disso, de leitura rápida e provocante, esta é uma obra em que tudo é muito bem descrito e onde as transformações são muito claras. Gregor, que no primeiro momento nos causa espanto e nojo, é no fim o mais inofensivo dos “monstros”, sublimado por um descaso gritante.

Com pinceladas realistas, surreais e fantásticas, “A Metamorfose” é um livro indicado para quem gosta de pensar e ponderar sobre o mundo e as pessoas que ele habitam.

Escute o podcast do livro A Metamorfose: LivroCast #018.

LivroCast 018 - Podcast sobre o livro A Metamorfose

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios