LivroCast 070 – O Nome do Vento

LivroCast 070 – O Nome do Vento

autor, bardo, cronica do matador do rei, epica, Fantasia, herói, lenda, Livro, mito, o chandriano, o nome do vento, patrick rotufuss, trilogia:: É recomendado o uso de fones para se ouvir este episódio ::

Sejam todos muito bem-vindos ao LivroCast de número setenta. No podcast de hoje, Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Rodrigo Basso (@covilgeekoficial), Domenica Mendes (@domenica_mendes), Luis Beber (@beber_luis) e Diego Lokow (@Lokow) se reúnem para gravar um dos episódios mais pedidos e esperados de toda a história do LivroCast. Hoje, os cinco irão falar do best-seller "O Nome do Vento", primeiro livro da trilogia "A Crônica do Matador do Rei", do badalado autor Patrick Rothfuss.

No LivroCast 070: Quem é o autor, quais suas referências, como surgiu este livro, enredo, discussões sobre o universo e a escrita, opiniões, interpretações e muito mais.

Locuções: João Victor V. B. Militani (Mundo Podcast), Mateus Lins (@mr_lins) e Rodrigo Rahmati (@rodrahmati)

Tratamento e Decupagem dos Áudios: Luís Beber.

Edição e Revisão: Marcelo Zaniolo.

Tempo de Duração: 108 minutos.

Seja um Patrão do LivroCast

Compre o Livro Comentado no Episódio de Hoje

Comentados no Programa 

Trilha Sonora do Episódio:

  • Mark Haas - The Name of the Wind (Unofficial Soundtrack)
  • Lucas King - Kvothe
  • Nikita Yamov - The Name of the Wind

Críticas, Sugestões e Dúvidas

  • E-mail: livrocast@lokotopia.com.br
  • Twitter: @LivroCast

LivroCast no Facebook:

Outros Links:

Informações Sobre o Episódio

Aperte o play no topo da página para ouvir o LivroCast ou clique com o botão direito em download e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixá-lo em seu computador.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios
  • Vitor Sandrini de Assis

    Ok, Marcelo, vc definiu uma meta minha pra 2017: ler O Nome do Vento.

    • Rodrigo Basso

      Aeeeeee!!!! Mais um convertido à palavra do São Patrick Rothfuss!!!!

      • Artur

        Mandei uma mensagem pro santo um tempo atrás e ele me respondeu pelo goodreads.

        • LivroCast

          #Inveja Hahaha

    • LivroCast

      Culpa o Basso, o Ary Felix, os ouvintes e todos os outros que me FIZERAM ler esse livro! Hahaha… Não me arrependo, e tenho certeza de que você irá amar a leitura. Obrigado por sempre nos ouvir, amigo! o/ Ps: Aliás, temos uma gravação para agendar…

    • AryFelix

      Seja bem vindo. Esse mundo vai te conquistar, e vc vai amar isso ;)

      Que Tehlu te guie e proteja dos Sete.

  • AryFelix

    Finalmente!

    Essa é a melhor saga que já li.

    Minha definição para ela é: Harry Potter na Terra média!

    Parabéns e obrigado.

    • LivroCast

      Puuuuuts, perfeita definição,amigo! De verdade. Vou passar a adotar ela daqui pra frente! Haha… E gostou? Espero que sim, de coração. Espero que o cast tenha ficado a altura da obra. Um grande abraço e obrigado por ter lutado tanto para que eu lesse este livo! o/

      • AryFelix

        Essa definição surgiu durante a catequização da minha sobrinha para ler O Nome do Vento.

        Se eu gostei, achei perfeito para apresentar para as pessoas que não leram.

        Se ficou a altura da obra? Infelizmente não. Necessitaria de um Livrocast de 7 horas de 35 minutos…rs…

        Eu comecei a ler esse livro por curiosidade, ninguém me apresentou ele e o começo foi difícil de passar, e eu fui sugado pela históra de tal forma que nem sei quando foi que o livro me conquistou. Quando terminar de ler O Temor do Sábio, eu tenho uma “pequena” lista de coisas para discutir.

        Acho que esse mês vou começar minha 4ª ou 5ª vez…

        Tenho eles em formato físico e no Kindle. …e não, eu não empresto.

        • LivroCast

          Hahahaha! Mas o cast ficou grande, vai? E devemos falar em breve sobre O Temor do Sábio, também. Estou ansioso por ele… E boa (re) leitura, meu caro. Grande abraço! o/

          • AryFelix

            Não ficou grande não. Se tivesse mais 2 horas eu ouviria com prazer.

  • Artur

    É o meu top 1 de ficção fantástica. Talvez top 1 da vida. Muito maravilhosa essa saga. Parabéns pelo Livrocast. Todo mundo tem que conhecer e ler esse livro.

    • Rodrigo Basso

      Com certeza é um livro que todo mundo deve conhecer! Fiquei curioso pra saber quem são as pessoas que o Beber disse que não gostaram desse livro…

      • LivroCast

        O outro “eu” dele não gostou, porque ele tem sempre que reclamar de algo! Hahahahaha o/

    • LivroCast

      Obrigado, amigo! Obrigado mesmo por nos ouvir e comentar, ainda mais com elogios! Hehe… Gosto MUITO desse livro também. E vou em breve começar a ler “O Temor do Sábio”. Quero que chegue logo o terceiro livro, e estarei esperando ansiosamente até lá. Um forte abraço! o/

  • Izaias teodoro

    Esse livro é sensacional, um dos melhores de fantasia que já li. O sistema de magia é o mais legal que eu já vi em uma obra de fantasia. Podia ter tido uns 10 minutinhos de spoiler em? kkkk, mas mesmo assim foi sensacional o podcast, parabéns. Aguardando ansiosamente o episódio sobre O Temor do Sábio.

    • Rodrigo Basso

      Sim, uma das coisas que eu mais gosto nesses livros é o sistema de magia. Dá pra ter uma boa noção do quão difícil/foda é fazer as coisas! Em ‘A Música do Silêncio’ tem um upgrade disso explicando melhor como funciona a Alquimia nesse mundo.

      • LivroCast

        E ensina como fazer sabonete também! Hahahaha <3

    • LivroCast

      Que bom que você gostou do cast, amigo! De verdade. Sobre os spoilers, quase não consegui segurar. QUASE! Hahaha… Mas como raramente é o propósito por aqui (salvo quando o final muda demais a obra e tal), vou te recomendar o Covil de Livros, dos amigos Du e Rodrigo Basso (o Basso participou aqui, aliás). Lá eles têm mil casts sobre, e falando TUDO. Tenho certeza que você irá gostar. Muito obrigado por ouvir, por comentar e pelos elogios. Espero continuar te vendo por aqui. Grande abraço! o/

  • Rodrigo Basso

    Parabéns ao Marcelo pela condução e o Beber pela edição do podcast, ficou sensacional! As leituras dos trechos do livro foram de arrepiar… por acaso o Rahmati e o Mateus do LiterarioCast participam das leituras?

    Ahhh, os créditos são os melhores! kkkkkkkkk

    Adorei gravar com vcs, espero ser convidado mais vezes!
    Forte abraço!!!

    • LivroCast

      Hahahahahaha! Que bom que gostou, meu caro. Agradar os fãs do livro e do autor é sempre difícil, e se você falou que ficou bom… Quem sou eu pra questionar? Haha… E sim, o Rahmati e o Mateus que emprestarem suas vozes. Gostei bastante dos trechos também. Acho que eles ão dimensão da obra e uma prova do poder narrativo desse autor. Sobre suas futuras pariticpações, SIM. Certamente você voltará em breve por aqui. E no que precisar, conte com a gente também. Obrigado por tudo! o/

  • King Buddy Holly

    Olá amigos e parabéns ao LC por abordar esse livro!

    Concordo inteiramente que dentro das ficções fantásticas contemporâneas o Nome do Vento e o Temor do Sábio são as melhores obras do gênero (tanto que repetiria na integra todos os elogios feitos a obra).

    A única ressalva que tenho é quanto a quantidade de eventos que obrigatoriamente devem acontecer no próximo livro (a expulsão da Universidade, o assassinato do Rei, a luta contra o Chandriano, a separação dos amigos, o decaimento do kvote) além de um grandíssimo cliffhanger (imagino a luta final contra o Chandriano). Meu receio é que com essa quantidade de informações a trilogia não finalize satisfatoriamente seja por um final abrupto ou por plots convenientes.

    Apesar de não ser um fã do ideia – caso esse fim prematuro ocorra prefiro a solução que o Paoline adotou transformando sua trilogia em um “tetralogia” (vide Ciclo da Herança).

    Qual a opinião do LC e do Covil sobre o terceiro livro?

    • LivroCast

      Nossa, terceira menção SEGUIDA ao livro Eragon! Hahaha… Acho que preciso ler ele. Amigo, antes de mais nada, obrigado por ouvir e por comentar. De coração. Entendo perfeitamente o que você disse, e admito nunca ter refletido sobre. Como ainda não li a segunda obra (planos para breve), não sei bem o que pensar sobre o desfecho. Exceto, claro, que aguardo por algo não óbvio, mesmo que também não espere nada anti-climático, se é que me faço entender. Uma saga diferente como essa e tão metafórica, deve nos guardar um fim a altura. Talvez por ISSO a demora do autor em lançá-la. Enfim. Vamos aguardar a opinião do Basso a respeito! Hehe… Um grande abraço e até a próxima! o/

      • King Buddy Holly

        Quanto ao Ciclo da Herança – não sou exatamente um fã (um hater talvez);

        Ao contrário da opinião geral, sobre as referências pops utilizadas não as considero de forma alguma elas bem aplicadas.

        Em grande parte vejo elas como uma cópia absurda (vide os jedis e os cavaleiros do dragão, assim com siths/imperador/etc.) e não uma homenagem ou uma influência. Porém entendo o hype na obra, afinal o Paolini a escreveu quando era um adolescente apenas com o apoio editorial dos pais. Quem sabe um cast do LC não muda minha opinião?

        Abraços do K. e continuem com o excelente trabalho (e mais Basso, por favor!).

    • Lucas Amirati

      As notícias que tive disseram que o autor vai dividir o terceiro dia em duas partes, vai ter tempo para tudo isso ai sim.

      • King Buddy Holly

        Então vai acontecer um DIBRE do Rothfuss!

        • Lucas Amirati

          Exatamente. Não gostei muito da decisão mas, o homem precisa sustentar os filhos então…que venham mais livros.

          • King Buddy Holly

            Não gostei dessa informação mas podemos imaginar quer tenha sido no mínimo inexperiência do Rothfuss, e não uma jogada comercial.

            Torcendo para que pelo menos os dois livros sejam lançados antes de 2020.

            K!

          • Lucas Amirati

            Quem sabe, apesar do segundo ter dado uma caída meio drástica na qualidade na minha opinião. Mas vou comprar o terceiro sim e até o quarto se tiver =D

          • LivroCast

            Eita. Não gostei de ler isso, apesar de concordar com vocês de que 1) ele escreve MUITO bem e que livros do Rothfuss nunca são demais e 2) vindo dele, não acredito que tenha sido APENAS uma jogada de marketing (até porque o 2o livro é CONSIDERAVELMENTE maior que o primeiro, e se a regra se confirmar, o 3o será ainda maior que o segundo e etc). Mas enfim, triste. Se já está demorando demais para sair o terceiro, imagine o 4a… =/

  • Homem Que Não é Possível

    A magia descrita por vocês me lembrou muito a forma como ela é apresentada em para Eragon no Ciclo da Herança.
    Bem que podia rolar um podcast dele, hein?

    • LivroCast

      Fala, amigo, tudo bem? ACABEI de me dar conta de que nunca li Eragon.. Como pode isso? Lembro de já terem me indicado MUITO a leitura, e eu prometo ir atrás. Mesmo. Se gostar, certamente gravamos sobre. Pode contar com isso! Hehe… Muito obrigado por ouvir e por comentar. Um grande abraço! o/

      • Homem Que Não é Possível

        Muito obrigado!

  • AryFelix

    (Versão estendida)

    Essa é a melhor saga que já li.

    Minha definição para ela é: Harry Potter na Terra média, buscando o poder do Eragon escrito pelo Stephen King na velocidade do R.R. Martin!

    ;-)

    • LivroCast

      Eragon, OUTRO que tenho que ler. Deixa eu anotar aqui…

      • AryFelix

        Sobre Eragon:

        Livro 1 = bom
        Livro 2 = muito bom
        Livro 3 = muito bom
        Livro 4 = mais ou menos :(

  • Joana Masen

    Até que enfim um podcast sobre O nome do vento! hahahaha
    Amei o episódio! Amei a participação de todos, mas eu sou fã da Domenica, e adoro quando ela fala sobre um livro que eu gosto. Não tenho certeza, mas acho que cheguei a comentar naquele episódio da aposta dos 1000 comentários, e desde então estava esperando para ouvir a opinião de vocês sobre esse livro tão apaixonante. Não tem como ler e não se apaixonar por Kvothe e a escrita de Rothfuss. Eu sempre indico esse livro pra todo mundo, e é emocionante saber que todos que o conhecem têm a mesma sensação que eu tive ao lê-lo. Não sei se já mencionei aqui como o descobri, mas foi totalmente por acaso: meu marido pegou O nome do vento na livraria, e eu nunca tinha ouvido falar sobre ele, então ele leu a contracapa e decidiu comprá-lo. Assim que comecei a ler, pelos primeiros parágrafos poéticos que vocês comentaram, eu me apaixonei. Já li duas vezes, inclusive, a segunda foi na época que a Do comentou no Twitter que estava lendo, e eu fiquei com muita vontade de reler. Agora, acabando de ouvir o podcast, a minha vontade e de correr para ler de novo. A cada leitura outras nuances se mostram, e a cada podcast que eu ouço, com tantos comentários de leitores apaixonados pela história, eu descubro um novo detalhe que não tinha percebido antes, e isso torna o livro cada vez mais mágico para mim. Também sou fã de Harry Potter, e é difícil explicar para as pessoas que uma saga não tem nada a ver com a outra, mas que ambas são encantadoras. Espero que todos que ouçam esse programa e ainda não leram o livro, o façam rapidamente. É mesmo uma leitura que muda nossa visão sobre o universo fantástico.
    Parabéns pelo episódio, todos estão ótimos, e á estou esperando pelo próximo, sobre O temor do sábio.
    Beijos a todos!

    • LivroCast

      Joanaaaa, tudo bem? Desculpe o milênio em meio que deixei você aqui, sem respostas! Haha… Nossa, muito obrigado por nos ouvir. E muito obrigado por compartilhar conosco sua opinião sobre o episódio e, claro, sobre o livro. Estou com você em tudo. Confesso que não sou fã de reler livros (não consigo), mas “O Nome do Vento” vai ser relido. Assim que o terceiro volume da série sair! Hehe… E eu continuo indicando a obra para tudo e para todos, hoje achando graça do tamanho que o livro tomou (uma vez que quase todos compraram sem querer ou pela capa, e hoje ele é best-seller e eleito como um dos melhores romances de fantasia da atualidade). Enfim, quero falar sobre O Temor do Sábio por aqui sim! Hehe… Muito obrigado mesmo por tudo. Um grande abraço e ótimas (re) leituras! o/

  • Pingback: CabulosoCast #192 - Metas literárias para 2017 | Leitor Cabuloso()

  • Camila Albuquerque

    Ola galeraaa!

    Sobre o livro: Tentei…. mas ODIEI esse comeco. Nao consegui passar desses tres silencios iniciais, nao gostei do estilo da escrita e nem a sinopse da historia me prendeu.
    Mas aqui no cast, deu ate vontade de vencer essa barreira inicial pra ver se o livro me conquista. O fato de voces terem explicado um pouco sobre o funcionamento da magia nessa historia me deixou bem tentada.

    Achei os audios de trechos do livro sensacionais!
    Mas no geral, como uma critica construtiva, achei que o cast poderia ter sido mais legal se os spoilers fossem permitidos. Voces poderiam ter feito uma conversa inicial sem spoilers, e ai avisava no meio que a partir dali tava liberado (um formato meio canal 42 talvez?).

    Honestamente, foi ficando bem cansativo pra quem nao leu o livro, me senti sempre perdida, e acho que pra quem leu dava muita vontade de falar n’e? Entao no geral, esse meio termo me incomodou um pouco.

    Mas como sempre, um otimo trabalho!
    Abracao!

    • LivroCast

      MIlaaaaaaaaa, mil perdões pela demora em te responder. Fiquei alguns dias (meses) ausente dos comentários no site e… BUM! Nunca mais consegui dar conta! Hahaha… E, antes de mais nada, obrigado pela sinceridade de sempre e por comentar aqui ;P Sobre o que você disse acima, que pena que não conseguiu engrenar no livro. Digo “pena” porque eu realmente gosto dele e acho uma leitura válida, mas se não é para você… siga em frente, sem medo! Hehe… Talvez pule o capítulo inicial e mergulhe na história, não sei. Ou deixe para lá. Ninguém vai te julgar por isso, tenha certeza! Haha… Agora, sobre a crítica, eu peço sinceras desculpas. Tem livros que tratamos com spoilers por aqui porque NÃO TEM COMO FALAR da obra sem contar o final. Nos outros casos, tentamos manter a chama da dúvida acessa, mas nem isso conseguimos aqui. Ficamos literalmente no meio do caminho,e a culpa foi minha como host. Eu devia sim ter aberto para spoiler por um motivo simples: ao abortar detalhes da obra sem contar de fato do que se trata, quem não leu o livro fica perdido. E perde o interesse, como deve ter acontecido com você. Mas eu aprendi, prometo. A vontade de falar desse livro era tamanha que acabei me perdendo na hora de planejar a conversa! Hehe… Um grande abraço e obrigado mesmo, continue assim que você só nos faz crescer! o/