LivroCast 051 – O Velho e o Mar

LivroCast 051 – O Velho e o Mar

livrocast, podcast, livro, o velho e o mar, autor, ernest hemingway, pesca, nobel, premio, vencedor, superacao, adversidade

:: É recomendado o uso de fones para se ouvir este episódio ::

Sejam todos muito bem-vindos ao LivroCast número cinquenta e um. No podcast de hoje, Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Lucien O Bibliotecário (@lucienbiblio10), Rodrigo Carvalho, Andrey Lehnemann (@clickfilmes) e Diego Lokow (@Lokow) se reúnem para falar de um dos clássicos da literatura: o livro “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway.

No LivroCast 051: Quem é o autor, qual sua relação com o livro “O Velho e o Mar”, como funciona o prêmio Nobel, interpretações da história e muito mais.

Locução: João Victor Vilas Boas Militani (Mundo Podcast).

Tempo de Duração: 78 minutos.

Compre o Livro Comentado no Episódio de Hoje

Comentados no Programa 

Trilha Sonora do Episódio:

  • Rubel – O Velho e o Mar
  • Yusuf – One Day at a Time
  • John Butler – Ocean
  • Marcelo Camelo – Saudade (Instrumental)
  • Jack Johnson – Constellations
  • Ben Harper – Another Lonely Day
  • Flogging Molly – So Sail On

Críticas, Sugestões e Dúvidas

Lokotopia no Facebook:

LivroCast no Facebook:

Outros Links:

Informações Sobre o Episódio

Aperte o play no topo da página para ouvir o LivroCast ou clique com o botão direito em download e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixá-lo em seu computador.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios
  • Brunín Assis

    Tô ouvindo o LivroCast em parcelas e preciso comentar uma coisa do início senão eu esqueço depois. “O Velho e o Mar” foi citado nominalmente naquelas justificativas que o Nobel dá pro vencedor. Isso é bem raro de acontecer.

    A justificativa pra vitória do Hemingway foi a seguinte: “for his mastery of the art of narrative, most recently demonstrated in The Old Man and the Sea, and for the influence that he has exerted on contemporary style”

    • LivroCast

      Fala, Bruno, tranquilo? Obrigado por nos ouvir e por registrar aqui parte da sua opinião! Haha… Conseguiu acabar de ouvir? Curtiu o episódio? Eu tinha pesquisado sobre a premiação do Hemingway no Nobel mas não encontrei nada gênero. Obrigado por nos passar a justificativa pra vitória. Só prova a importância do “O Velho e o Mar” pra literatura e pro próprio autor. Grande abraço! o/

      • Brunín Assis

        Esqueci de voltar pra comentar =P

        O episódio ficou muito bom, consegui até aceitar o fato do Diego não ter curtido o livro. E o legal são as visões diferentes sobre a obra. Quando fui fazer a crítica sobre O velho e o mar, uma das coisas que mais me chamou atenção é que cada pessoa tem a sua interpretação dos fatos. O spoiler sobre o final é o de menos, já que a jornada do Santiago é o que mais importa. Cada um absorve uma coisa dela, vê de forma pessimista ou positiva, entende à sua maneira. O que mais me chamou atenção no livro foi o respeito que o Santiago tem pelo peixe e o final, quando ele alcança o objetivo, mas não tem condições de desfrutar dele por não estar preparado. Enfim, um ótimo episódio com opiniões e edição muito legais!

        • LivroCast

          Que bom que tu soube lidar com opiniões divergentes da obra! Hahaha… Pior que durante a conversa eu estranhei o fato do Diego não ter gostado, mas respeitei, claro. Depois do cast estar gravado converse com outros amigos que leram e o que você falou é verdade: as opiniões são MUITO divergentes. Bacana notar isso! Hehe… E concordo com tudo mais que você falou. Obrigado por voltar aqui e externalizar seu entendimento do livro. Grande abraço, amigo. Mais uma vez obrigado! o/

  • Pingback: CabulosoCast #124 - A Jornada do Herói | Leitor Cabuloso()

  • Jardel Maximiliano, 30 anos, Psicólogo, Escritor do “Manual Prático do Canalha Sentimental” de Lavras/MG

    Fala Livrocasters, mais um livro que eu conhecia, mas que não havia lido.

    Minha referência ao autor era as citações que o Bukowski fazia sobre ele. Outra referência é a música do Raul Seixas – Por quem os sinos dobram – que faz referência ao livro de mesmo nome do Hemingway.

    Ao conhecer a história do velho e o mar fiquei pensando no quanto o livro deveria ser chato e moroso. Sabe como é, eu era um muleque que queria viagens espaciais ou aventuras atrás de tesouros e um livro assim não faria minha cabeça. Não sei se já chegou o momento de ler um livro assim, mas sei que ele é um livro que tem seu espaço e merece a fama. Vou cá deixar as leituras do autor em stand by por mais algum tempo, mas caso algo mude e eu venha a ler algo do Hemingway, eu virei cá compartilhar com vocês minhas impressões.

    Abraços e boas leituras!

    P.S. Diego me representou neste podcast. (quem diria…..)

    • LivroCast

      Amigo, olha eu aqui de novo! Hehe… É um livro realmente importante e polêmico. Muita gente concordou com o Diego, não foi só você. E não posso afirmar que seja uma leitura indicada para todos e tal. Gosto sim do que li e mantenho minhas opiniões, mas ler é realmente um misto de necessidades e expectativas. “O Velho e o Mar”, pra quem espera sci-fi ou fantasia, pode parece mesmo moroso e chato. E fico feliz por suscitar esse debate aqui no LivroCast. Espero continuar falando de obras bacanas assim, e te ver comentando por aqui. Grande abraço e até a próxima! o/

  • OLucasConrado

    Eu estava andando por Santiago do Chile em 2013, quando passei por uma feirinha de usados no bairro de Lastarria (aliás, se alguém aí quer ir pro Chile e curte um bairro boêmio, cheio de livrarias e ateliês, Lastarria é O bairro). Passei por uma barraquinha que vendia livros e comprei dois: O Pequeno Príncipe, para uma amiga e O Velho e o Mar, para mim.

    Peguei O Velho e o Mar porque é um livro que eu tinha curiosidade de ler (por recomendação do Amanto Moura, que participou do LivroCast do Guia do Mochileiro das Galáxias) e pelo nome do personagem principal: Santiago.

    Comecei a ler no ônibus pra Puerto Varas, mas acabei largando no meio. O podcast me deixou ao mesmo tempo com vontade de lê-lo e de não ler. Pelo menos não o livro que tenho aqui em casa. Afinal, quando leio um livro em inglês ou espanhol, acabo deixando escapar muita coisa (preciso de uma concentração muito maior do que tenho). Acho que vou comprar em português para ler. Aí depois, leio em espanhol.

    Agora, duas considerações sobre o cast.

    1) Não percebi o momento em que iriam começar a falar do final .Quando percebi, já estavam comentando. Apesar de saber como termina (ou ter uma boa ideia), continuo com vontade de ler.

    2) Alguém, acho que o Rodrigo, disse que sempre confundia Santiago com Salvador. Dá uma dica pra ele, quando for comprar passagem aérea, tome muito cuidado na hora de escolher o destino. Ele pode parar na Bahia, tentando ir pro Chile!

    Grande abraço!

    Lucas Conrado, 26 anos
    Jornalista e podcaster do Papo di Minero e do Dragões de Garagem
    Rio de Janeiro

    • LivroCast

      Grande Lucas, tudo certo, amigo? Bom te ver por aqui novamente. Obrigado por nos ouvir e comentar. Tua postagem tocou em vários pontos e vou responder elas agora (espero não esquecer de nada! Haha). Primeiramente, valeu pela dica sobre o bairro no Chile. Estou indo para lá sexta e não posso deixar de conhecer o bairro de “Lastarria”. Mesmo! Hehe… Tenho certeza de que gostarei do local. Sobre o ler em espanhol, desconhecido o domínio que tens do idioma. Mas pensando friamente, na escrita perfeita que esse livro tem (sobre a qual falamos um bocado ao longo do episódio), eu realmente acho que você corre o risco de perder profundidade e significados. Fica o conselho para fazeres o que tu disse: ler em português e depois em espanhol. Sobre os “spoilers”, te incomodaram? Achou muito direto? Tive o cuidado de abrandar as coisas na edição. Ouvindo o cast, pensando como quem não leu o livro, não creio que fique claro qual o desfecho da obra. Mas posso estar errado. Fico feliz que ao menos não tenhamos estragado sua experiência de leitura. E vou avisar o Rodrigo, pode deixar! Hahahahaha… Grande abraço, amigo! Muito obrigado por passar por aqui! o/

  • Wilson Brancaglioni

    Olá Marcelo, Diego e Rodrigo,

    Tudo bem amigos?

    Sou Wilson Brancaglioni, Bancário, 39 anos de São Paulo/SP

    O que dizer dessa obra? A experiência é única. A minha diz que Santiago apesar de todas as incertezas ele acreditou até o fim e me diz que quando um homem não têm um objetivo na vida ele morre. A pesca do peixe era apenas a pesca de mais um peixe, no entanto, ele acreditou que pegaria o melhor. Teve um objetivo e foi até o final. Essa é minha opinião atual e tenho a impressão que se eu for ler daqui a alguns anos terei outra completamente diferente.

    Abraços amigos

    Wilson Brancaglioni

  • Pingback: JPC Cast 022 - Doutor Sono - Lokotopia()

  • Joana Masen

    Olá!
    Já vou começar meu comentário dizendo que não li nem lerei esse livro. Apesar de vocês terem me convencido de que ele é muito bom, ele não faz o meu tipo. Fiquei quase tentada a lê-lo por causa da narrativa poética que vocês ressaltaram, mas mesmo assim… acho que não, rs.
    Uma amiga minha começou a ler esse livro e me disse que ele é lento demais, e que a estória demora muito a evoluir. Talvez eu tenha um certo preconceito com esse tipo de narrativa, e nem me arrisco a começar.
    Gostei muito do cast, tudo o que vcs falaram sobre o livro foi muito válido, e se alguém me perguntar, eu vou indicá-lo como uma boa leitura. Infelizmente, ele não é para mim.
    Abraços.

    • LivroCast

      Olha, são poucos que tem a visão que você tem, viu? O LivroCast fala de livros. De muitos livros. E sempre tenta agradar todos os gostos, das mais variadas pessoas. Resultado: temos que ter a honestidade de reconhecer quando um livro não é para a gente. E gostei MUITO de ler seu comentário. Fico feliz que ao menos na parte de conteúdo e qualidade o programa tenha te impactado, mas é isso aí: nada de ler o que você não gosta. Muito menos por nossa causa! Haha… Obrigado por mesmo assim nos acompanhar e registrar aqui sua opinião. Como falei, fiquei orgulhoso! Haha… Grande abraço, Joana! o/

  • Camila Albuquerque

    Ai! Lá venho eu de novo comentar atrasada!

    Essa trilha sonora tá INCRÍVEL, e é muito bom ter as músicas listadas no post.
    Sobre o livro, tive vontade de ler, mas concordando com o Diego, acho que tem que ser no momento certo. Um dia, quem sabe, querendo pensar na vida e na maturidade :)

    abraço!

    • LivroCast

      Atrasada ou não, sempre comente, por favor! Haha… Essa lista realmente foi escolhida a dedo. Ela faz referência direta ao que falamos no cast, em cada bloco. Além de ter tudo a ver com o clima do livro. Foi aqui que surgiu a ideia de listar as músicas! Hahaha… Que bom que você gostou. E é isso: um dia você lera, no tempo certo, e tenho certeza de que irá aprovar a obra do Hemingway. Obrigado por nos ouvir. Essa maratona esta rendendo! Hehe… Grande abraço! o/

      • Camila Albuquerque

        Hahaha tá rendendo mesmo, fui na livraria ontem quase chorei com a conta! E tá rendendo também trabalho pra ti, coitado, que tá respondendo de um por um.

        E dica, escuta o disco inteiro do Rubel “Pearl”, é maravilhoso :)

        • LivroCast

          Eu sempre respondo. Isso me deixa feliz, não me onera não. Pode ficar tranquila! Haha… E eu conheço o Rubel. Conheci bem antes de editar esse cast e a música já estava “engatilhada” pra cá! Haha… Alias, se comprar os livros pelo link do site pode pagar no cartão de crédito, viu? Hahaha… Brincadeira. “Mendigar” é com o Diego. Abraços! o/

          • Camila Albuquerque

            Hahaha Fui na livraria pra “alisar a capa” como o Diego diz.
            Inclusive, não tinha “A sombra do vento” na Saraiva, acredita? Mas pode deixar que as próximas compras virão pelo link o/

          • LivroCast

            SÉRIO? Caraca! A culpa deve ser minha. Tenho uns 5 exemplares lá em casa! Hahaha… E não leve isso como cobrança não, viu? Se for conveniente pra ti, nós agradecemos. Se não for (não gostares das lojas e tal ou qualquer outro motivo), só de ouvires a gente já é mais que o suficiente. Grande abraço! o/

  • Pingback: JPC Cast 024 - Tubarão - Lokotopia()

  • Pingback: Telhacast #100 – O que fizemos? | Podflix()

  • Pingback: Liga o Rádio 03 – Linguagem Radiofônica | Podflix()