LivroCast 026 – A Sombra do Vento

LivroCast 026 – A Sombra do Vento

LivroCast 026 - Podcast sobre o livro A Sombra do Vento do autor Carlos Ruiz Zafon

Sejam todos muito bem-vindos ao LivroCast número vinte e seis. No podcast de hoje, Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Diego Lokow (@Lokow), Daniel Cavalcanti (@dani_aoc9) e Marcieli Zucchi (@marcielizucchi) falam sobre o Carlos Ruiz Zafón, seu mais famoso título, A Sombra do Vento, e a série do Cemitério dos Livros Esquecidos.

No LivroCast 026: Quem é o autor, que outros títulos ele lançou, quais são seus livros mais famosos e sobre o que eles falam, enredos, personagens e muito mais.

Tempo de Duração: 69 minutos.

Comentados no Programa

Compre o Livro Comentado no Episódio de Hoje

Links na Saraiva

Links no Submarino

Links na Livraria Cultura

Críticas, Sugestões e Dúvidas

Lokotopia no Facebook:

LivroCast no Facebook:

Outros Links:

Informações Sobre o Episódio

Aperte o play no topo da página para ouvir o LivroCast ou clique com o botão direito em download e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixá-lo em seu computador.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios
  • Eduarda Costa

    Nossa finalmente,sempre quis um cast deste livro,muito bom,adorei!

  • Bruno Lombardi

    Bruno Lombardi – Diagramador e podcaster amador – 26 anos – Paulista/PE

    Indicação de livro: Fundação, Isaac Asimov

    Olá Diego e Marcelo.

    Nunca li este livro e sequer conhecia o autor, por isso, fiquei com medo de não entender o episódio, ou ficar entendiado, mas foi exatamente o contrário. Vocês apresentaram muito bem o autor, a história do livro, personagens, cenário…
    A paixão de vocês pelo livro é visível e conta bastante a favor na hora de convencer alguém a procurá-lo nas livrarias, mas por conta disso, em alguns momentos vocês acabam fugindo do primeiro livro para falar dos demais. Nada que prejudique a qualidade do episódio, mas pode deixar o ouvinte desavisado confuso.

    Enfim, parabéns pelo episódio, muito sucesso a vocês e que o Livrocast continue por muitos e muitos anos.

    Abraço!

    PS: Obrigado por linkarem o Milkshake Sem Gelo na postagem. Se eu puder lhes ajudar em algo, podem contar comigo.

    • brunombardi

      Sim, Paulista é uma cidade. É vizinha a Olinda e fica a 15km de Recife. Não é uma maravilha, tem alguns problemas de infra-estrutura, mas é melhor que viver no caos da capital. Aliás, o Diego acertou: sou paulista, mas moro em Pernambuco há 2 anos, rs.

      Sobre Asimov: os livros e contos deles são totalmente opostos ao Tolkien. O foco dele sempre são os problemas a serem resolvidos e, portanto, o cenário acaba sendo deixado em segundo plano, não merecendo grande atenção.

      Fundação, e agora falo sobre a trilogia, é a maior obra do Asimov. A obra foi escrita com base numa série de pesquisas histórias que ele fez ao longo de muitos anos e traça um paralelo, bastante interessante, com o império romano. Na obra, a humanidade se expandiu por toda a galáxia e é governada pelo Império. Devido à vasta extensão do Império, os planetas da periferia começam a viver sob um clima de barbárie, com o conhecimento sendo perdido ao longo das gerações. Um psicohistoriador, Hari Seldon, decide reunir os maiores cientistas do Império para criarem uma Fundação que será responsável pela compilação de todo conhecimento que a humanidade possui na Enciclopédia Galáctica. Os três livros contam o surgimento, expansão e intrigas que a Fundação se envolve. São fantásticos! Com certeza meus livros favoritos.

      Mais uma coisa, os textos do Asimov são repletos de informações e conceitos científicos, o que pode causar estranheza no começo, mas com o tempo e um pouco de curiosidade você supera essa barreira.

      Enfim…

      Um abraço para vocês.

  • Lucien o Bibliotecário

    Olá Marcelo e Diego,

    Que programa, hein? A cada novo LivroCast posso dizer que vocês conseguem me surpreender.

    Nunca havia ouvindo falar deste livro, mas vendo a paixão com a qual vocês se referem a esta obra posso dizer que vai para lista infinita de livros para ler, contudo dado a todas as referências apresentadas coloco o livros umas posições a frente dos demais.

    Gostei muito da postura do Marcelo no início do programa ao dizer-se inseguro, pois é tão apaixonado pela obra que não gostaria de fazer um programa ruim.

    Gostaria de dizer ao Marcelo que com o nível que o LivroCast apresenta os seu programas ele pode ficar despreocupa.

    Parabéns pelo ótimo episódio e vamos ao próximo.

    31 anos

    Caruaru-PE

    Host do CabulosoCast

  • Pingback: Julgando Pela Capa - A Sombra do Vento - Lokotopia()

  • Pingback: Pocket 14 :: ARGO | Enquadrando e Andando()

  • Geisa castro de souza

    Posso não só fazer a capa, como diagramar também né! Trabalho com diagramação de apostilas para um sistema de ensino. Vou pensar no desafio do Diego

  • diogo albuquerque

    Olá Marcelo e Diego, adorei o programa, já comprei o livro e li, muito bom, vcs já conhecem o canal literário do youtube da tatiana feltrin, vale a pena, ela dá ótimas dicas. Gostaria de um cast sobre ken follet, e sobre os livros revolução dos bichos e Papillon. Obrigado

  • Pingback: Resenha - A Sombra do Vento - Lokotopia()

  • Fernando

    Olá Marcelo e Diego, meu nome é Fernando (@scadufaxsuper), 32 anos, Psicólogo, São Paulo, SP.
    Quero agradecer pelo excelente trabalho. Amo livros como vocês e esse podcast consegue ser, para mim uma reunião entre amigos que discursam sobre a mesma obra de uma forma leve, humorada e muito cativante.
    Não conhecia nada dos livros do Zafón. Esse cast aguçou em muito minha identificação com os temas abordados pelo escritor. Tá na minha lista, aliás estão. Vou ler os três.

    Ei Marcelo, cobrança feita no Instagram e agora paga. Prometo que os comentários serão mais frequentes à partir de agora. Grande abraço a essa dupla de amigos mega talentosos e dedicados.

    • Já dizia o ditado: “quem é vivo sempre aparece”! Hahaha… Muito obrigado pelo comentário, cara. Espero mesmo te ver por aqui mais vezes (sei que não é legal ficar implorando, mas não fazes ideia de como é legal e motivador ver comentário e saber que estamos agradando). E, se não for pedir demais, volte aqui e comente novamente depois de ler o livro. Tenho certeza que vais gostar. Forte abraço! o/

  • Paulo Ricardo

    Sou mais um que não conhecia Záfon,e estou decidido a lê-lo.Não pude acompanhar o livrocast nos últimos meses,mas farei uma maratona para ouvir todos os casts restantes. O último foi o #020 o hobbit. Então vou me atualizar e comentar!Abraços.

    • Tens bastante coisa pra ouvir então, e espero que gostes da qualidade! Hehe… Muito bom te ter de volta amigo. Lembrando sempre que estamos abertos a críticas e sugestões! o/

  • Pingback: LivroCast 029 - Morte Súbita - Lokotopia()

  • Pingback: CabulosoCast #55 – Bastidores 2 | LEITOR CABULOSO()

  • Adam Weber

    Gostaria de parabenizar o Marcelo, o Diego, e também o Daniel e a Marcieli pelo excelente cast. Sou um enorme fã do Zafón e A Sombra do Vento também é o livro da minha vida. Estou constantemente recomendando e, quando posso, presenteando com um exemplar d’A Sombra do Vento. E em todos os casos o feedback foi o mesmo: “que livro maravilhoso”, “que experiência única”, “não vejo a hora de ler o restante da coleção”. Tenho o Zafón como um gênio. A escrita dele é algo fora do comum. Nunca havia sido tão “consumido” por um livro como fui com os dele. Geralmente é o contrário, mas neste caso cabe perfeitamente a analogia ao Cemitério dos Livros Esquecidos: é o livro que te escolhe (e te imerge às páginas dele). E este, assim como os do Cemitério, tem alma.

    Concordei plenamente quando vocês disseram quanto ao personagem principal ser Barcelona. É incrível como você se sente totalmente transportado para as calles e ramblas barcelonescas, e naturalmente assume o papel do próprio Daniel, do Martín ou de quem estiver narrando, não apenas pelo modo da narrativa mas também pela forma viva que ela é apresentada. Os personagens, aliás, são outra coisa fascinante no universo do Zafón. Se tornam reais a cada palavra, a cada frase que você vai lendo. E além disso, nada é entregue de graça. Um mistério a cada página. Uma reviravolta a cada capitulo. E uma surpresa a cada final.

    Em resumo, digo é impossível resumir em palavras as obras do Zafón, e em particular A Sombra do Vento. Mas quando tu lês compreendes, de fato, o quão fascinante é. E cada pessoa acaba tendo a sua própria Barcelona, seus próprios amigos, sua própria livraria e lugares especiais. E o seu Cemitério dos Livros Esquecidos. Guardarás e tomarás conta de tudo isso para sempre. :)

    • LivroCast

      Opa, amigo, que alegria receber um feedback assim! Como falei no cast, “A Sombra do Vento” é meu livro favorito, que me escolheu, que sempre recomendo e do qual cuidarei pra sempre! Hehe… Vi em suas palavras muito do que penso e sinto, e te agradeço demais pelo comentário.
      Acho que é unanime a capacidade escrita do Zafón, bem como a qualidade de suas obras. Tu já leu a série toda? Te indico os demais livros dele. Principalmente “Marina”. Livros ótimos fora da “série” do Cemitério dos Livros Esquecidos e que merecem ser lidos. Alias, tudo indica que haverá um quarto livro sobre a Barcelona dos Sempere! Hehe… E eu mal posso esperar.
      Forte abraço, cara, e espero te ver por aqui mais vezes! o/

      • Adam Weber

        Opa! A coleção do Cemitério já li toda sim. O próximo livro é justamente Marina. Ainda quero ler todos a obra dele. E espero que possamos voltar a Barcelona e aos Sempere mesmo. Já estou com saudades dessa turma. :) Vocês comentaram no cast sobre o material que tem no site do Zafón (músicas, imagens, videos) e achei genial, não tinha me atentado a isso. Reli algumas páginas d’A Sombra do Vento ouvindo as músicas e me parece uma experiência muito interessante. Aliás, as músicas são belíssimas. Grande abraço.

        • LivroCast

          Quero falar do “Marina” e das outras obras ditas “juvenis” dele aqui no LivroCast ainda, mas nada certo. Tenho “O Príncipe da Névoa” e “O Palácio da Meia-noite” para ler antes disso, mas me parecem obras bem interessantes. Aceito um feedback seu, caso venha a ler estes títulos antes de mim! Hehe… E sobre o site dele, genial, né? As músicas disponíveis para downloads não saem da minha playlist. Acho elas fantásticas pra escrever e ler. Forte abraço, amigo! o/

  • Pingback: Cinco dos meus Livros Favoritos - Marcelo Zaniolo - Lokotopia()

  • Pingback: Julgando Pela Capa - O Jogo do Anjo - Lokotopia()

  • Douglas Amancio

    Olá Marcelo e Diego,
    Que cast sensacional!
    Não conheço o autor mas depois desse cast “A Sombra do Vento” passa a ser mais um livro a ser lido em 2014..
    Achei o cast de uma paixão incrível, e apesar de ser o livro preferido de 3 de vocês, não pagaram de fanboys (+girl) e foram super racionais em seus cometarios, me convencendo da qualidade acima de gosto.. a citação que o Daniel leu me fez lembrar exatamente de quando eu tinha 11 anos com Harry Potter na mão me deliciando com a descoberta da leitura..
    Na minha opinião é o melhor cast que ouvi até então, tanto pelo livro quanto pelo desenrolar da conversa e comentarios apaixonados e espontâneos..
    Parabéns a todos os envolvidos pela construção do episodio e ao Marcelo pela excelente edição..
    Grande abraço!
    Douglas Amancio, 23 anos, Analista de Sistemas, Rio de Janeiro.

    • LivroCast

      Boa tarde, amigo! Muito obrigado pelo comentário. Opiniões e feedbacks são sempre importantes, ainda mais quando o episódio em questão é esse. Se não o melhor, o mais importante livro da minha vida! Hehe… Não vou ficar aqui repetindo minhas opiniões acerca do “A Sombra do Vento”, mas leia ele. Urgente! Pode ser que não tenhas a mesma visão que eu tive, mas é uma obra que versa sobre o amor por livros, dentre outros temas. E você, como leitor, certamente irá gostar. Grande abraço e até a próxima, amigo. Obrigado pelos elogios, dedicação e por nos acompanhar com tamanho afinco! o/

      • Douglas Amancio

        [9 meses depois…]
        Olá amigos!
        Não poderia deixar de voltar aqui e comentar acerca dessa obra que vocês me indicaram e que terminei recentemente de ler..
        Primeiramente MUITO obrigado pela indicação, se eu não tivesse ouvido o cast provavelmente eu não me interessaria em ler esse livro, pois o perfil dele não se enquadra em minhas preferências literárias.
        Com relação a obra, tenho que dizer que o livro é apaixonante, no início achei meio lento o desenrolar da trama, mas a medida que os personagens eram desenvolvidos fui completamente envolvido e surpreendido a cada página, é impressionante como a identificação com alguns personagens é inevitável e natural.
        Amei alguns personagens e sobretudo nunca odiei tanto um personagem quanto o Inspetor Javier Fumero, que cara odioso.. sério..
        Teria muito a comentar sobre o livro, mas não vou me alongar no comentário pra ele não virar um livro de Carax.. ;-)
        Novamente só tenho a agradecer pelo excelente trabalho que vocês tem desenvolvido no Livrocast e por mais que eu esteja em atraso com o cast podem ter certeza que vou atualizar tudo e devidamente comentar..
        Grande Abraço!

        • LivroCast

          Grande Douglas, tudo bem? Hehe… Eu já falei no Twitter que o Zafón devia me pagar comissão pela quantidade de vezes que eu indico “A Sombra do Vento”! Haha… Mas sabe porque eu faço isso? Por REALMENTE achar que esse livro merece ser lido. E que, como foi com você, independentemente de ser seu estilo ou não, é uma obra com méritos e que vai fisgar o leitor. Enfim! Hehe… Muito bacana saber que você também gostou. Eu me apaixonei completamente pelo Daniel e pela Bea, detestei o Fumero com muita força e admirei o Miguel. É o livro da minha vida. Fico feliz em saber que a leitura não foi apreciada apenas por mim. Obrigado por nos ouvir, por aceitar nossas sugestões, por ter lido “A Sombra do Vento” e por, mesmo depois de tanto tempo, ter voltado aqui para dar seu feedback. Grande abraço! o/

  • MVinicius

    Olá, sou Marcus, do blog e podcast Leituracast, e gostei muito do cast de vocês. Baixei vários mas esse foi o primeiro que ouvi. Concordo quando dizem que não há palavras suficientes para descrever a emoção desse livro e o quanto ele é especial. Descobri por indicação de um grande amigo e simplesmente sou muito grato a ele por me apresentar uma obra tão completa, bem escrita, envolvente como essa. Só li A Sombra mas com certeza lerei os outros pois, assim como aconteceu com vocês, também me senti assim preso a essa leitura que te deixa praticamente sem fôlego com tanto suspense e tramas paralelas que se relacionam tal qual uma teia de aranha tecida através do tempo. Parabéns pelo cast mais uma vez. Com ele, vocês ganharam mais um ouvinte. Tenham certeza disso.
    Abraço

    • LivroCast

      Bom dia, Marcus, tudo bem? Bem-vindo ao LivroCast, amigo. Ainda estou devendo uma visita ao seu site (prometi para o Mozer e não consegui cumprir), mas devo fazer isso em breve. Sobre o seu comentário, fico feliz em saber que você gostou do episódio e que também tem em “A Sombra do Vento” um de seus livros favoritos. Recomendo fortemente o resto da trilogia, até porque em breve deve sair o quarto livro. Mal posso esperar! Hehe… E, se realmente gostares do autor, indico ainda “Marina” e a outra série de livros dele. O Zafón está entre meus favoritos, então não repare. Grande abraço, e muito obrigado por nos ouvir e comentar! o/

  • Pingback: JPC Cast 013 - Ex-heróis e Corporate Zombies - Lokotopia()

  • Pingback: JPC Cast 003 - O Palácio da Meia-Noite e Extraordinário - Lokotopia()

  • Pingback: Podcasts para quem gosta de livros |()

  • AryFelix

    Ok, eu desisto. Depois de ouvir váááááááááárias vezes o Marcelo rasgando elogios para esse livro ele entrou na minha lista.

    Devia ter um botão para adicionar o “Quero ler” do skoob automaticamente.

    • LivroCast

      Ah, agora entendi a questão sobre o botão “Quero Ler”! Hahaha… Foi mal. E é isso aí! É aquele lance do “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”. Essa é a ideia! Haha… Espero que gostes do livro, amigo. É um livro muito bom, além de toda a importância dele pra mim. Abraços e obrigado por confiar em nossas dicas! o/

  • Pingback: LivroCast 046 - O Palácio de Inverno - Lokotopia()

  • Petrus Augusto

    Qual é essa versão de While My Guitar Gently Weeps?
    Caramba… ficou massa!!

    • LivroCast

      Puts, e agora, amigo? Hehe… Vou ter que ouvir e pesquisar, faz muito tempo que editei esse episódio e não lembro. Agora, eu ACHO que é a que está na coletânea “Anthology” deles. Obrigado por ouvir, grande abraço! o/

      • Petrus Augusto

        Ouxx, relaxa.. eu acabei de descobrir..
        Usei o Soundhound e vi qual era a versão (coletânea LOVE)!

        Mas vlw! ;) xD

        • LivroCast

          Ufa! Ainda bem que existem aplicativos para nos ajudar nisso, né amigo? Hahaha! Grande abraço! o/

  • Pingback: Vira a Página #12 - Gilmore Girls, Carlos Ruiz Zafón e Pacotão Literário -()

  • Pingback: LivroCast Entrevista 005 - Larissa Siriani - LivroCast()