LivroCast 022 – 1984

LivroCast 022 – 1984

Livrocast 022 do livro 1984 de George Orwell

Sejam todos muito bem-vindos ao LivroCast número vinte e dois. No podcast de hoje, Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Diego Lokow (@Lokow), Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10) e Ovelha (@ovelha1790) falam sobre o autor George Orwell e seu maior sucesso, o livro “1984”.

No LivroCast 022: Quem foi o autor, o que influenciou sua obra, sinopse, personagens, interpretações, relações com os dias de hoje, críticas e muito mais.

Tempo de Duração: 70 minutos.

Comentados no Programa

Compre o Livro Comentado no Episódio de Hoje

Link na Saraiva

Link no Submarino

Link na Livraria Cultura

Críticas, Sugestões e Dúvidas

Lokotopia no Facebook:

LivroCast no Facebook:

Outros Links:

Informações Sobre o Episódio

Aperte o play no topo da página para ouvir o LivroCast ou clique com o botão direito em download e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixá-lo em seu computador.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios
  • Eu vou ter que confessar que, embora deveria, nunca li 1984…

    Mas posso vir aqui comentar que o podcast esta evoluindo muito e ficando realmente cada vez melhor!!! Estão caprichando cada vez mais na edição, parabéns!!!

    E tenho um pedido: Túneis de Roderick Gordon & Brian Williams!!!

    Episódio empático com conteúdo…

    Sigo escutando, até mais!!!

  • Olá,

    Que poderíamos fala de 1984? Acho que é um livro profético, com a verdade mascarada em um “romance”. Vemos a cada dia a predição de 1984 se tornando realidade. Não digo só se tornando realidade, pois o livro fala de coisas que já eram normais no passado. Não imagino que o futuro seja tão distópico assim, mas a cada dia podemos perceber a presença do Grande Irmão ao nosso redor. Gostei muito do Podcast, pois como já falei anteriormente, vocês destrincham o livro sem apresentar nenhum Spoiler, coisa rara de quem trabalha com Podcast. Parabéns!

  • Olá amigos, tudo bom?

    Ótimo episódio, valeu!

    Por um acaso, vi este livro na livraria no final do ano e não lembro onde eu já tinha ouvido falar que era um ótimo livro… Pois bem, dei de presente para o meu irmão. Agora vou ter que roubar ele de volta para ler! Hahahaha!

    Triste saber que algo que denigre a nossa sociedade como Big Brother foi originado de uma fonte tão interessante… As vezes a vida é muito irônica mesmo.

    Abraços!

  • Olá, meninos. Meu nome é Sara, tenho 26 anos, moro em São Bernardo do Campo/SP. Não é o primeiro cast que ouço, mas o primeiro em que comento! rs
    Acho esse livro fantástico, li na minha adolescência e o meu mundo (ou a minha visão das coisas ao meu redor) nunca mais foi o mesmo…
    A discussão foi interessante e inteligente sem ser maçante ou pedante, isso é bom! :)
    Ah, gostei bastante da indicação de músicas relacionadas ao assunto do livro ou ao livro em si.
    Enfim, parabéns pelo trabalho!
    Abraço.

  • Cara, vocês estão de parabéns. Acompanho o podcast desde o começo e este foi pra mim, de longe, o melhor episódio de todos (sem querer desmerecer os outros, claro)! Como já comentei com o Marcelo pelo twitter, 1984 é o meu livro favorito de todos os tempos, mas acredito que não foi só por isso que gostei tanto do cast. Achei muito boa a breve biografia do Orwell que vocês fizeram e como relacionaram a vida dele à obra.A participação dos convidados também fui muito boa e pertinente.Vocês falaram de aspectos que eu ainda não tinha parado pra pensar, como a forma com a qual a aparente liberdade não nos deixa perceber que estamos cada vez mais presos. Mais do que profético, que na minha opinião não é a intenção do autor, o livro é de um pessimismo assustador, que te deixa a cada página mais preocupado com a realidade em que vivemos. E o que é pior, em nenhum momento do livro o autor te dá um mínimo de esperança de que a situação possa ser revertida, e por isso a narração é tão magistral. Não se trata de uma história em que o herói luta e vence o sistema, mas uma alarme de como o sistema pode ser tornar, e se tornou, tão assustadoramente opressor. Pra mim, leitura obrigatória pra qualquer um e ouso dizer que o mundo pode ser dividido entre aqueles que leram 1984 e aqueles que não leram este que é considerado por muitos, o romance mais importante do século XX.
    Abraços.

    PS: Dicas de livros: Mãos de Cavalo – Daniel Galera (Sempre bom prestigiar a literatura nacional)
    Os meninos da rua Paulo – Ferenc Molnar

  • Oi pessoal!
    1984 foi um livro que enquanto lia, ás vezes parava e pensava: Porra, é o meu mundo, é o mundo atual! A única diferença é que no livro é tudo transparente e para nós é escondido de uma forma que nos leva a pensar que somos livres.
    Muitas vezes tb tinha raiva do povo por aceitar sem contestar, sem lutar, mas o povo hj tb é assim.
    É triste e assustador que Orwell tenha conseguido prever isto.
    O cast foi muito bom e me lembrou com carinho a leitura.
    Lucien falou pra caralho eim, próxima vez avisa que ele n é o host.

    Abraços!

  • Pingback: LEITOR CABULOSO – Literatura c/ bom-humor » PODCAST: CabulosoCast Drops #19 – Oliver Twist, Divergent, Neil Gaiman, Dan Brown, Osama Tezuka()

  • Ola,

    Sou Fernanda Nakamura de São Paulo, estudante de Letras da Unesp, fanática por literatura, cinema e podcasts….
    Acabei de ler a trilogia do Draccon, Dragões de Éter e achei muito bom, indico para quem gosta de fantasia e principalmente contos de fada.
    Indico também Infiel, de Ayaan Hirsi Ali e Paixão segundo GH, da Clarice Linspector que tem um lugar especial na minha vida, um livro muito legal para fazer um podcast ele gera muita discussão, tanto quanto as discussões dentro da cabeça da personagem (eu achava que Clarice era meio inacessível mas já que vcs tem culhões literários para falar de Bukowski…)

    Como se eu não pudesse gostar mais desse cast, terminam com Rage Against o/
    Mais do que excelente

    http://meuamigoalienigena.blogspot.com.br/

  • Pingback: Julgando Pela Capa - 1984 - Lokotopia()

  • Pingback: Resenha - 1984 - Lokotopia()

  • Excelente cast!! A opinião de cada participante só agregaram a minha opinião sobre o livro, e creio que irei reler (3ª vez) essa MARAVILHA!

    O Mais incrível é que a cada ano que passa, e a cada novidade tecnológica que aparece, mais o cenário caótico de 1984 vem a tona na nossa realidade.

    • LivroCast

      Muito obrigado pelo teu comentário, Lucas. De verdade. Ainda mais vindo de alguém que já leu e releu o livro! Hehe… É importante pra gente saber se está sendo fiel ao livro, agradando e nos fazendo entender! o/
      Sobre esse lance de estarmos cada vez mais em 1984, concordo plenamente. Acompanho as notícias com cada vez maior certeza de estar imergindo no mundo previsto por Orwell, o que é imensamente triste.
      Forte abraço, mais uma vez obrigado e até a próxima!

  • Pingback: JPC Cast 002 - Charlotte Street e Bruxos e Bruxas - Lokotopia()

  • Douglas Amancio

    First? Hahahaha
    Ótimo cast, esses mundo distópicos com os quais nos deparamos em leituras, filmes, séries e etc acho que sempre nos fazem ver a vida de um ponto de vista diferente..
    Parabéns pela excelente abordagem da obra, sempre tive vontade de ler esse livro e depois do cast é com certeza mais um pra minha fila..
    Grande abraço!

    • LivroCast

      Adiante ele na fila se puder, amigo. Hoje, passado o calor da leitura, entendo que o autor não seja um primor de escrita (o que de modo NENHUM incomoda a leitura), mas “1984” é a cada dia mais necessário e importante. Como falamos no cast, acho que TODOS devem ler esse livro. E eu espero que você goste. Muito obrigado por comentar. Grande abraço, Douglas! o/

  • Anderson Clark

    Ok, estou um pouco atrasado no comentário, mas é que acabei de ouvir, rs.
    Fantástico, muito bom , 1984 tem um significado muito expressivo pra mim, tanto o livro como o filme, e vocês souberam debater pontos importantíssimos e analogias muito coerentes, e pra quem nunca ouviu falar da obra , é um prato cheio para ficar com vontade de.
    Parabéns pelo trabalho!

    • LivroCast

      Que bacana saber disso, amigo. Mesmo! Realmente tentamos transparecer os pontos principais e apresentar esse livro pra que, por ventura, não o conheça. Como falamos no episódio, se me recordo bem, é uma leitura obrigatória. TODOS deviam ler. E fica a vontade, Anderson. Comente quando quiser e puder. Não existe essa de comentários atrasados ou não, todos são e sempre serão (amém) respondidos. Grande abraço! o/

  • Joana Masen

    Eu li esse livro e inicialmente ele não fez a minha cabeça. Não gosto de política, sei que é uma falha minha, mas não gosto, e por isso achei a narrativa muito pesada, voltada demais para esse assunto. Depois, ouvindo comentários, conversando com outras pessoas, percebi que eu estava de má vontade com a obra, e descobri seu real valor dentro da literatura mundial. Atualmente, adoro ouvir reportagens, podcasts e discussões sobre “1984”, e perceber que a opinião da maioria é parecida com a minha: essa é uma leitura obrigatória para todos, e acaba de certa forma mudando a visão do leitor sobre algumas coisas importantes da vida. O podcast está ótimo, vocês conseguiram comentar de forma inteligente todo o conteúdo do livro e trazê-lo para a realidade atual, exercício que deveria ser feito por todos os leitores. Fiz resenha dele no meu blog, na época que terminei a leitura e ainda estava um pouco indecisa sobre se tinha gostado dele ou não. Posso garantir que o cast de vocês me ajudou mais um pouco a compreender todo o conteúdo do livro, sem ser chato ou maçante. Parabéns pelo programa.

    • LivroCast

      Boa tarde, Joana, tudo bem? Em primeiro lugar, muito obrigado por comentar. Fico muito feliz em ler tuas palavras, em saber que você gostou do episódio e de nossa abordagem. Acho que realmente o cerne do debate tem que ser este: o “1984” é um livro de leitura obrigatória. Pronto. Quanto narrativa, hoje em dia, vejo que ele tem problemas. Coisas que na época em que li eu não tinha reparado, e que talvez justifiquem o fato de você não ter gostado dele num primeiro momento. A leitura é pouco lenta, os personagens não são muito “legais”, há um tom político que certamente não agrada a todos… Enfim. Mas a mensagem… Esta sim é a fundamental. Fico contente em saber que hoje em dia sua visão mudou, que você gosta de debater sobre o tema e que, acima de tudo, chegou até nós! Hehe… Espero te ver mais vezes por aqui também. Qualquer crítica ou sugestão, por favor nos avise. Estamos abertos e sabemos que temos muito a melhorar. Um grande abraço e um excelente resto de semana! o/

  • Bianca S.Sousa

    Sempre escutei NerdCast e acho muito bom.
    em busca de novos Podcasts achei o de vocês. O primeiro que eu ouvi foi sobre esse livro, maravilhoso, “1984”.
    Amei, dei muitas risadas e partilho de opiniões muito parecidas com a de vocês.
    Estou viciada.
    aaaah! Amei a Musica do final, qual é a banda mesmo?

    • LivroCast

      Boa tarde, Bianca, tudo bem? Em primeiro lugar, bem-vinda ao LivroCast. Você gostou do que encontrou por aqui então? Hehe… Fico feliz. O Nerdcast foi, sem dúvida, nossa maior influência e é muito legal saber que hoje somos ouvidos por quem os escuta. Pessoas como nós, eu diria, apesar de estarmos ainda muito longe da qualidade deles. Espero que você continue nos acompanhando e comentando. Isso é muito importante pra gente. Qualquer crítica, dúvida ou sugestão, é só nos avisar. E a música do final do episódio se chama “Testify”, do Rage Agains the Machines. Grande abraço e novamente muito obrigado! o/

  • Johnny Pinto

    Muito bom esse podcast sem spoiler e conseguiram passar legal a mensagem :D, sem contar que o livro é ótimo, da para ter uma idéia do Socialismo de Stalin hehe, parabéns galera do Livrocast :D.

    #Maratonalivrocast.

  • Johnny Pinto

    Mandaram muito bem comentando com know-how e sem spoilers um ótimo livro, parabéns pelo podcast.

    Abraços. o/

    #MaratonaLivroCast

    • LivroCast

      Obrigado pelo comentário, amigo. É um livro realmente essencial, e te indico MUITO a leitura! Hehe… Se você ainda não leu, é claro. Grande abraço e obrigado pelos elogios! o/

  • Pingback: LivroCast 036 - Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida - Lokotopia()

  • Pingback: LivroCast 047 - Os Heróis do Olimpo - Lokotopia()

  • Nidia

    Tenho e já li esse livro fantástico, como ouvi uns podcasts sobre cinema ultimamente, resolvi procurar algum sobre livros que gosto e vim parar por aqui, estarei ouvindo mais podcasts. Durante a leitura desse livro por vezes tinha que dar um pausa para, digamos, assimilar os acontecimentos, acho o último parágrafo épico. Já estava com vontade de lê-lo novamente, ouvir vocês aumentou ainda mais essa vontade.

    Conheci o livro porque no CD The Resitance do Muse há algumas músicas baseadas no livro, o que me fez procurar pelo mesmo.

    • LivroCast

      Nídia, tudo bem? Bem-vinda ao LivroCast. Fico feliz que tenhas nos descoberto e tenhas dado uma chance ao nosso humilde podcast! Hehe… Gosto muito do livro e concordo com você: realmente é bom e necessário parar para refletir sobre o “1984. Livro denso, pesado e com múitiplas interpretações. É incrível como o autor previu o mundo em que vivemos hoje. Enfim! Hehe… Fica o convite para que você ouça novos (e mais atuais) episódios (prometo que a qualidade melhora um pouco). E a indicação de outro livro do Orwell, o “A Revolução dos Bichos”. Grande abraço e obrigado por comentar! o/

      • Nidia

        Eu tenho A revolução dos Bichos, Fahrenheit 451, Laranja Mecânica e ganhei Admirável Mundo Novo, estou com todos em espera, devo começar algum deles em breve.

        • LivroCast

          Desses o único que não li foi o “Admirável Mundo Novo”. E eu até elencaria uma lista de favoritos, mas são todos sensacionais! Haha… Temos um cast sobre o “Laranja Mecânica” (pode ouvir sem medo: http://lokotopia.com.br/livrocast-045-laranja-mecanica/ ) e logo teremos dos outros, pode ter certeza. Boas leituras e novamente obrigado! o/

          • Nidia

            Tinha acabado de achar o Cast sobre Laranja Mecânica quando recebi o alerta da sua resposta. Vou passar o Laranja Mecânica na frente na minha lista para aproveitar mais o podcast.

          • LivroCast

            Coincidência! Haha… Fico feliz que estejas buscando por mais episódios nossos. E espero MUITO que você goste da leitura. Depois nos conte o que achou, okay? Abraço! o/

  • Pingback: LivroCast 054 - A Revolução dos Bichos - Lokotopia()

  • Gabriel Felipe

    O link
    do filme não funciona, algum outro?
    Ps: Podcast SENSACIONAL!!

  • Pingback: JPC Cast 043 - Nós - LivroCast()

  • Pingback: CabulosoCast #205 - Recomendações 4 | Leitor Cabuloso()