Julgando Pela Capa – O Palácio de Inverno

Julgando Pela Capa – O Palácio de Inverno

O Julgando Pela Capa de hoje falará mais uma vez do autor John Boyne, conhecido mundialmente por seu best-seller O Menino do Pijama Listrado. Hoje, entretanto, é a vez de falarmos de seu terceiro livro lançado no Brasil: O Palácio de Inverno.

Vamos à sinopse:

palacio de inverno, julgando pela capa, livro, autor, john boyne, sinopse

Clique para Ampliar

“Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais.

Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior.

Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história”.

Expectativas: Li outros dois livros de John Boyne e posso afirmar ser um grande fã do autor. Portanto, primeiramente, espero uma leitura tão viciante quando a de seus outros títulos, O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés (cujas resenhas publiquei aqui e aqui).

Outra coisa que me chama atenção na sinopse acima (que tive que resumir porque ela, acredite, continha spoilers essenciais da trama) é o apelo histórico. Sempre gostei de ler romances históricos, e esse parece ser um prato cheio. Um tema que me agrada, um estilo de escrita que desperta meu interesse e um autor que admiro. Tem como dar errado?

Vamos ler!

Não deixe de ouvir o LivroCast 046 – O Palácio de Inverno

LivroCast, Podcast, livro, o palacio de inverno, john boyne, russia, revolucao, romance historico

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios