Julgando Pela Capa – Golem e o Gênio

Julgando Pela Capa – Golem e o Gênio

Faz tempo que eu não passo por aqui, eu sei. Mas é justamente pra voltar em grande estilo que o Julgando Pela Capa de hoje traz outro lançamento da Darkside Books. Hoje falaremos do livro Golem e o Gênio, Uma Fábula Eterna, de Helene Wecker.

Dono, inclusive, de um belíssimo book trailer.

Vamos à sinopse:

golem e o genio, uma fabula eterna, helene wecker, livro, sinopse, expectativa, julgando pela capa, autor, obra, enredo

Clique para Ampliar

“Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em ‘Golem e o Gênio’, premiado romance fantástico que a DarkSide Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica.

Seus guias serão poderosos seres mitológicos.

Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás.

Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.

O romance de estreia de Helene Wecker reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, entrelaçando as culturas árabe e judaica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa”.

Expectativas de Leitura

Livro de “época”. Personagens inesperados e incomuns. História, fábula, fantasia e ficção, tudo num mesmo volume. A pergunta que fica é: como não querer ler um livro desses?

Antes mesmo de ter o livro em mãos, ele não era lá um total estranho para mim. Eu não conhecia o autor, o enredo e nem a capa. Mas o título já era muito bem comentado por amigos e em outros portais de literatura. Muitos o colocando como uma das melhores leituras do ano, inclusive.

Tudo isso em seguida e muito rápido. Logo após seu lançamento.

Agora, analisando friamente as promessas da estória e medindo minhas expectativas, o choque entre as culturas árabes e judaicas tem tudo para ser rico. Com um cenário embebido em elementos fantasiosos únicos, ainda, não posso imaginar os caminhos por onde este título irá me levar, se não que serão surpreendentes e mágicos, como a própria sinopse faz entender.

Quero entender essa louca amizade entre elementos e formas tão distintas e compreender o peso cultural, e real, que as páginas devem trazer. Mais do que isso, espero caminhar pelas ruas de uma cidade clássica e absorver os motivos que fazem desta uma fábula eterna.

Sobre a Edição

Elogiar a qualidade das publicações da Darkside é como chover no molhado, mas chega a ser inevitável. Mais uma vez, o cuidado, as cores, a capa dura, a ilustração e o próprio papel utilizado em “Golem e o Gênio” chamam a atenção do leitor. E não pude fazer mais do que me render a qualidade da edição, como pode ser conferido nas fotos abaixo.

golem e o genio, uma fabula eterna, helene wecker, livro, sinopse, expectativa, julgando pela capa, autor, obra, enredo golem e o genio, uma fabula eterna, helene wecker, livro, sinopse, expectativa, julgando pela capa, autor, obra, enredo golem e o genio, uma fabula eterna, helene wecker, livro, sinopse, expectativa, julgando pela capa, autor, obra, enredo golem e o genio, uma fabula eterna, helene wecker, livro, sinopse, expectativa, julgando pela capa, autor, obra, enredogolem e o genio, uma fabula eterna, helene wecker, livro, sinopse, expectativa, julgando pela capa, autor, obra, enredo

O livro me foi enviado pela própria editora com pequenos brindes. Ou “mimos”, como você preferir. Além da embalagem dourada, fotos que remontam o século XX, época em que o enredo acontece, ajudam a criar uma aura temporal em torno da leitura e a introduzir o cenário e os personagens.

Lindo, não é? Isso que eu chamo de trabalho e de dedicação aos leitores.

Mal posso esperar para começar a ler. E você: vai embarcar comigo nessa viagem?

Gostou?

Compre “Golem e o Gênio”: Saraiva – Submarino – Livraria Cultura

*** Fotos de Marcieli Zucchi.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios