Julgando Pela Capa – A Cidade do Sol

Julgando Pela Capa – A Cidade do Sol

O Julgando Pela Capa de hoje ira falar de mais um livro de Khaled Hosseini. Dessa vez, o livro é A Cidade do Sol.

Vamos à sinopse:

A cidade do Sol - Khaled Hosseini“Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, os mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha quinze anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Mariam cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.

Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção como os rapazes de suas preces. Laila vai à escola todos os dias, é inteligente, sonha com países distantes e com seu amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.

Confrontadas pela turbulência da história de um país, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram e estão absolutamente sós, com suas expectativas sobre a vida viradas de cabeça para baixo. A partir desse momento, embora o acaso — e também o ódio e a insensatez — continue a decidir seus passos, outra história começa a ser contada. Aquela que apaga as fronteiras entre países, entre idéias, entre Ocidente e Oriente, entre o justo e o injusto, amor e ódio, bem e mal, entre homens e mulheres”.

Expectativas: Á exemplo de O Caçador de Pipas, livro já lido e comentado, espero encontrar neste título uma obra reveladora e atual. Mais que isso, aguardo um enredo ainda mais complicado, triste e doloroso. Afinal, A Cidade do Sol possui mulheres afegãs como protagonistas, e não é preciso se ler a obra para imaginar a discriminação que elas sofrem em uma sociedade completamente machista como a de lá.

Assim, minha maior expectativa é entender o papel da mulher em um país que, apesar de famoso, é em muito desconhecido. Quero “viver” através de meus olhos essa realidade.

Vamos ler?

Escute o podcast sobre O Afeganistão de Khaled Hosseini: LivroCast #002.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios