JPC Cast 016 – A Saga Otori: O Piso Rouxinol e Crônicas Saxônicas: O Último Reino

JPC Cast 016 – A Saga Otori: O Piso Rouxinol e Crônicas Saxônicas: O Último Reino

livrocast, jpc cast, livro, autor, a saga otori, o piso rouxinol, cronicas saxonicas, o ultimo reino, bernard cornwell, lian hearn, japao, oriente, medieval, fantasia, historia, romance, vikings

Sejam todos muito bem-vindos ao JPC Cast número dezesseis. No podcast de hoje, Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Diego Lokow (@Lokow) e Rodrigo Carvalho (o mais novo integrante do LivroCast) julgam pela capa os livros “A Saga Otori: O Piso Rouxinol”, de Lian Hearn, e “Crônicas Saxônicas: O Último Reino”, de Bernard Cornwell.

Tempo de Duração: 45 minutos.

Livros Julgados pela Capa

Compre os Livros Comentados no Episódio de Hoje

Links da Saraiva

Links do Submarino

Links da Livraria Cultura

Resultado da Promoção do LivroCast 045 – Laranja Mecânica

Episódios Comentados no Programa

Links Comentados no Programa

Críticas, Sugestões e Dúvidas

Lokotopia no Facebook:

LivroCast no Facebook:

Outros Links:

Informações Sobre o Episódio

Aperte o play no topo da página para ouvir o LivroCast ou clique com o botão direito em download e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixá-lo em seu computador.

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios
  • Rê Ervilhazz

    Olá meninos! Tudo bem?!

    Chegará o dia que as Crônicas Saxônicas será julgado pela capa e esse dia é hojeeee o/. Trocadilho ruim mas tá valendo rs. Leiam! Não tem como se arrepender. Ótima saga p/ quem gosta de conflitos, romance, descrições perfeitas de guerras, ótimas tramas e personagens que ao mesmo tempo são fdp e encantadores rs. Apesar do Cornwell usar, brilhantemente, os feitos e conquistas do rei Alfredo como base para a história, é Uhtred seu personagem principal. Uhtred é daqueles personagens que você consegue amar e odiar em um mesmo capítulo. Os livros são de leitura bem tranquila, não são grandes, mas conseguem prender com facilidade o leitor. Quem gosta da série de TV “Vikings”, com certeza irá se identificar com o romance de Cornwell também. Várias passagens do livro me fez lembrar trechos da série de tv. Além dos protagonistas de ambas terem o mesmo nome. O sétimo livro da saga acaba de ser lançado, não sei se será o último, ainda estou lendo o sexto e penso que apenas mais um livro não seria o bastante para fechar a história. Também foi anunciado recentemente pela BBC América a adaptação dos livros para uma série de TV. Sobre a “Saga Otori” não conhecia, mas pelos comentários do trio, é uma leitura que vale a pena e já entrou p/ lista. Parabéns pelo trabalho de vcs, vida próspera ao Livrocast. Até +.

    Renata, professora, 25 anos, Betim – MG.

    • LivroCast

      Bom dia, Renata, tudo bem? Fico feliz que falar te Cornwell tenha te agradado tanto! Hehe… Como falei no cast, é um autor com o qual tenho uma dívida antiga. Tenho que ler. Quem sabe comece pelas Crônicas Saxônicas, não sei. Você conhece mais dele? É esse um bom ponto de partida? Gostei bastante da tua análise e tenho certeza que concordarei com ela, principalmente por citares Vikings como um bom ponto de comparação. Obrigado por nos ouvir, por comentar e por contribuir com a conversa. É sempre bom te ver por aqui. Grande abraço e bom fim de semana! o/

  • Sandro Almeida

    Hahaha!
    Obrigado por ler meu email!

    Vocês estão sempre reclamando que ninguém coloca os dados completos de contatos, então resolvi ser o mais especifico possível.
    Acertaram! O Livrocast é de longe meu Podcast favorito, por isso coloquei ele em primeiro :)

    Sobre o Cast, fiquei bem interessado na saga Otori, o único livro oriental que li foi “A Arte da Guerra”, lembro que na época gostei muito da escrita por ela ser bem poética e tal, valeu pela dica!

    Mais uma dica( Agora para o “Julgando a Capa”)
    A coletânea/saga/coleção “Guia Politicamente Incorreto”, são cinco excelentes volumes de pura história e sabedoria, leitura obrigatória, super recomendado por mim, eu garanto! (ou o seu dinheiro de volta… kkkk)

    Seja bem vindo Rodrigo!

    Muito obrigado novamente, tudo de bom!

    Aloha!!

    • LivroCast

      Fala, Sandro, tranquilo? Que bom que você ouviu o episódio e obrigado por voltar aqui e comentar! Hehe… Sobre os dados, é um modo de sabermos com quem falamos e tal, de localizar o ouvinte. Não é pra ser chato não. Mas, já que estamos falando disso, ONDE ESTÃO OS SEUS DADOS? Hahaha… Facilita sempre o nosso trabalho se colocares eles todas as vezes que comentares. Se não for pedir demais, é claro. Mas nós acertamos então? Somos o teu podcast favorito? Nossa! Obrigado! É difícil imaginar que dentre tantos somos o favorito de alguém. Muito obrigado mesmo, esse é o maior retorno que podemos ter. Espero continuar te agradando e te vendo por aqui. Quero ver, alias, se coloco algumas sugestões tuas em pauta. Grande abraço e ótimo fim de semana, amigo! o/

      • Sandro Almeida

        Valeu, pode deixar!
        Rio de Janeiro, Méier, 32 anos, 1,82 de altura, moreno, cabelo preto, olhos preto, corpo atlético, gosta de animais, natureza, salada e Mamonas Assassinas… kkkkkk

        • LivroCast

          Tá ficando CADA VEZ melhor! Hahahaha… Continua assim, cara. Te garanto que estamos rindo bastante! Haha… Grande abraço e obrigado! o/

  • Bruno Lombardi – 28 anos – M.E.I. e Pai da Sophia – Mauá/SP

    Olá Marcelo, Diego e Rodrigo.

    Antes de comentar, se estiverem leiloando a vaga no Livrocast, EXIJO um espaço para fazer minha propaganda… hahaha

    Sobre o episódio, excelentes escolhas de livros, hein… Difícil dizer qual o mais interessante. Acho que eu ficaria com o A Saga Otori. Embora o As Crônicas Saxônicas também tenha um apelo e tanto… Se a Sophia não me falir, vocês irão… hahahha

    Achei o áudio do Rodrigo estourado, vejam isso para o próximo episódio… =)

    E sim, eu poderia passar horas e horas falando sobre Asimov… hehe

    Abraço!

    • LivroCast

      Grande Bruno! Nós estamos nos auto-falindo, cara; Existe a palavra ou foi neologismo? Haha… Enfim, não és e nunca serás o único falindo a cada novo livro mencionado ou ida na livraria (virtuais ou físicas). Fico feliz que tenhas gostado de ambas as obras. Se ler, por favor nos avise! Sobre o Asimov, quando falarmos dele, sinta-se OBRIGATORIAMENTE presente! Haha… Brincadeiras a parte, será um prazer ouvi-lo. E o Rodrigo realmente estava com o áudio um pouco ruim, mas estamos arrumando isso. Não sabemos o motivo, mas não se preocupe que o problema será sanado. Grande abraço, amigo! Obrigado por sempre comentar! o/

      • Se eu puder dar um palpite, foi o nível de captura de áudio do PC dele. É só dar uma conferida no painel de controle e reduzir o volume. Acontece com a gente de vez em quando no 300ml, rs.

        • LivroCast

          Passarei a informação. Fazia tempo que ele não gravava e ele não percebeu que estava assim até ouvir seu próprio áudio. Até ser tarde demais! Haha… Grande abraço! o/

          • É assim mesmo. O meu áudio faz isso com frenquência. O que acontece é que quando vc fala mais alto, ou dá um grito, o computador pega aquele pico como referência e vai elevando o índice de captura até chegar ao ponto máximo e estourar o áudio. É um saco, ainda to tentando descobrir como resolver isso de uma vez… O conselho que posso dar é dar uma conferida nisso antes da gravação e deixar as configurações abertas pra ir acompanhando. É chato, mas foi o que funcionou melhor pra mim até agora, rs.

            Abraço!

          • LivroCast

            Hmmm… Entendi. Vamos gravar de novo em breve e prometo conversar com ele sobre isso. Tem outro episódio gravado com a mesma qualidade desse, mas da nada! Haha… Qualquer outra sugestão, estamos aí, amigo! É só avisar. Grande abraço! o/

  • Vicente Aguiar

    Vicente Aguiar
    19 anos
    Bertioga – São Paulo

    Fala galera, beleza?
    Boas vindas ao Rodrigo!
    Sempre vi Cornwell sendo recomendado na internet (principalmente no Jovem Nerd/Nerdcast) e me interessei muito, por curtir histórias e guerras medievais.
    Esse ano decidi parar de enrolar e li 5 livros do autor: A trilogia do Graal, O Rei do Inverno (1º livro da trilogia de Arthur) e Azincourt.
    Posso dizer que além de não ter me decepcionado (muito pelo contrário), ficção histórica se tornou meu tipo de literatura preferido. Não consigo descrever quão foda e emocionante é chegar no final do livro e ler a “Nota Histórica” do autor, falando que boa parte dos eventos nos livros são reais e que ele tirou o nome dos personagens de registros históricos da época, por exemplo. Além disso, cada Nota Histórica é uma mini aula que mostra o esforço do autor em pesquisar pra fazer uma narrativa com menos erros e melhores descrições possíveis.
    Mesmo no Rei do Inverno, que é a versão do Cornwell sobre os mitos do Rei Artur, ele mostra o que pode ser verdade, principalmente sobre a cultura britânica da época, que é extremamente interessante, diga-se de passagem.
    Os relatos de batalha são impressionantes, no Andarilho (2º livro da trilogia do Graal), as primeiras 150 páginas (!) transcorrem numa mesma manhã, entre a preparação pra uma batalha e a batalha propriamente dita, e o mais incrível é que não é nem um pouco cansativo ou chato.
    Fui na Bienal do Livro de SP esperando voltar com mais vários livros do autor mas me decepcionei ao chegar no estande da editora Record, que deu pouquíssima atenção ao autor. Tinha pouquíssimos livros do autor e nenhuma série/trilogia completa.
    Enfim, desejo boa leitura ao Diego (Crônicas Saxônicas está na minha lista) e Marcelo: leia.
    Ah, e se fizerem um cast sobre algum livro do Cornwell, me chamem, por favor! hahahah
    Abraços

    • LivroCast

      Bom dia, Vicente, tudo bem? Obrigado por ter vindo aqui e alongado sua opinião. Não sabia dessas notas históricas ao final de cada livro, e confesso que isso me agrada bastante. Tentei um tempo atrás escrever um romance histórico e achei MUITO complicado, tanto que arquivei o projeto para daqui uns anos. Imagino, então, a obra de um autor que faz isso em TODOS os livros (fazendo questão de deixar claro o que é ou pode ser real) e que é tido como ícone do gênero. Fiquei com ainda maior vontade de ler! Hehe… E sem comentários para essas 150 páginas mencionadas, PRECISO ler elas! Hehe… Grande abraço e obrigado pelo comentário, amigo! o/

      • Vicente Aguiar

        E ainda em cada Nota Histórica o autor menciona vários livros de onde ele tirou as informações sobre as movimentações dos exércitos, estratégias de batalhas, etc, provando que ele faz uma pesquisa detalhada em cada livro que escreve.

        • LivroCast

          Caraca! Hahaha… Não que eu vá atrás das referências, mas bacana saber desse cuidado do autor. Obrigado, amigo. Grande abraço e até a próxima! o/

  • Johnny Pinto

    KKKKKKK, Parabéns pelo Cast Marcelo, Diego e agora Rodrigo, parabéns pelo novo formato, nunca li Bernard Cornwell também mas está na lista, logo após a minha saga Zafón né ahuaahuah. E valeu por ter lido meu comentário, filho da mãe então gostou do pinto né kkk.
    Mas sério meus parabéns estou cada vez melhores, demorei para vir aqui desta vez pois como já deve ter visto estou na correria com meu projeto :D, aguardo o próximo cast e um grande abraço do grande PINTO. :D

  • Lucas Rafael Ferraz

    Saaaaaalve podcasters Livrocástianos do universo Lokotopista!

    Fenomenal o cast, fiquei MUITO animado para ler A Saga Otori, entrou na fila já passando na frente de outros livros! Gosto demais de cultura japonesa, já li Musashi, ano passado li Shogum, que me deixou alguns meses bem imerso nessa cultura, e acho que poderia me lançar nisso mais uma vez, e dessa vez com uma pegada mais fantástica, adorei a dica.

    Sobre Cornwell, eu já li os 7 livros das Crônicas Saxônicas, e são livros muito bons. Eu gosto, mas tem gente que enjoa do estilão do Cornwell, porque como eu vejo, ele tem uma receitinha básica de história que recicla ad infinitum, adicionando a roupagem histórica da época abordada e talz, mas você sente que não muda muito. Não é ruim, não é repetitivo propriamente dito, mas cê sabe que ele tá fazendo mais do mesmo. Enfim, eu gosto mesmo assim e devorei os 7 livros rapidão e quando sair o oitavo, The Empty Throne, certeza que nem vou esperar tradução, vou pegar pro Kobo e me jogar! Mas o que queria mesmo dizer é, você falaram da capa do livro 1, mas fato é que as capas brasileiras dessa série chutam a bunda de quaisquer capas de qualquer outra série literária NO MUNDO!

    Infelizmente em minha rápida pesquisa não achei uma imagem em alta definição então segue essa pequena e xexelenta com os 7 volumes nacionais lado a lado. Digam se não é ANIMAL!

    http://www.laboratoriosecreto.com/sites/default/files/labsec_bc_saxc_10%20copy.jpg

    Grande abraço!

    Lucas Rafae Ferraz, 25 anos, Consultor de TI de Sorocaba, SP

    • LivroCast

      Grande Lucas, tudo bem? Obrigado por comentar e, antes de mais nada, fico feliz que tenhas gostado de ambos os livros comentados no episódio de “hoje”! Hehe… Sobre A Saga Otori, também me chamou a atenção. Principalmente por saber que é um best-seller que ainda não emplacou por aqui. Gosto muito da cultura do lado de lá, apesar de não ter lidos esses clássicos que você menciona, e ele subiu alto na minha lista de leitura também; Sobre o Cornwell, entendo seu ponto. Na verdade, acho que isso acontece com qualquer autor ao longo de sua vida produtiva. Ainda mais quando produz séries tão longas e tão pautadas na história. Como não li, não posso me posicionar. Sanarei isso em breve. E SENSACIONAL esse lance das capas. Outro amigo e ouvinte havia comentado, mas só agora pude ver de fato a montagem, muito obrigado. Grande abraço e quero te ver por aqui mais vezes, ein? Boa semana! o/

      • Lucas Rafael Ferraz

        Não saio mais, já me esparramei no sofá. Cês vão ter que me engolir! :P

        • LivroCast

          Assim espero! Hahaha… Cá entre nós, sempre vi seus comentários em outros podcasts e sentia falta deles por aqui. Grande abraço e, novamente, aproveite! o/

          • Lucas Rafael Ferraz

            Me senti um monstro agora! hahahaha
            Sempre ouvi vocês, mas as vezes é aquela coisa, escuto no fretado e depois esqueço de voltar comentar. Mas agora estarei sempre aqui. :)

          • LivroCast

            Calma, não leve isso como nenhuma cobrança! Hahaha… Falei brincando apenas. Mas, lógico, todo comentário e contribuição será sempre bem-vindo. Fico feliz que você também nos ouça, grande abraço! o/

  • Juan Weitzel

    Fala Pessoal!

    Juan Carlo Weitzel (Lê-se Vaitizêl)

    30 anos

    Professor Universitário

    De Uberaba-MG, morando em Belo Horizonte-MG

    Lendo: Precisamos Falar sobre o Kevin de Lionel Shriver

    Viu só aprendi agora! rs. Brincadeira pessoal, curti muito a zoação da leitura de comentários que fizeram comigo, já estou até pensando em colocar em meu currículo que indiretamente participei de um podcast!

    No mas, só parabeniza-los como sempre, e boa vindas Rodrigo que você some a equipe!

    PS: Eu nunca li Cornwell, podem me julgar, mas um dia certamente lerei!

    Abraços do amigo

    Juan Carlo

    • LivroCast

      Como que vamos te julgar sendo que dois dos três do episódio nunca leram Cornwell? Hahaha… E pode acrescentar ao currículo sim. Não sei se isso valerá muita coisa, mas se me perguntarem eu prometo confirmar a veracidade dos fatos! Haha… Fico feliz que tenhas dado risada, gostado do episódio e aprendido a inserir seus dados! Haha… Grande abraço, amigo. Depois comenta o que achou do “Precisamos Falar Sobre o Kevin”. É um dos livros mais densos e profundos que li na vida! o/

  • LivroCast

    Pronto, agora seu comentário apareceu no LivroCast! Haha… Nós é que te agradecemos por sempre comentar e acompanhar a gente. Fico feliz por cada elogio sincero e apoio que você nos dá. Nossa meta é mesmo aumentar o número de episódios por mês, mas, mas, mas… AINDA não podemos prometer. Que 2015 nos traga um folego novo! Hehe… Grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado! o/

  • Anderson m silva

    olá meus caros,

    desculpa-me! Mas não irei comentar sobre os livros escolhidos nesse Cast, pois como fã ainda estou chocado com tudo que ta acontecendo no Livrocast. Novo integrante, Diego matou seu próprio cachorro, etc… hahahha.

    Brincadeirinha! Na verdade gostei muito dos livros citados apesar de não ter lido nada dos autores mas ficou a dica para eu conhece-los já que são grandes escritores.

    Agora quero fazer uma pequena observação ao novo integrante Rodrigo. Quando ouvi sua participação no JPC cast 013, notei claramente que ele tem uma desenvoltura muito boa em verbalizar críticas. Ele fala com propriedade. Também devo salientar que o mesmo tem uma dicção ótima, mesmo tendo um sotaque Carioca, haha nada contra isso, na verdade mas achei que fica muito bem para gravar Cast, me lembrou um pouco as vozes do Podcast MRG ou do Spohr, não sei haha. Enfim fico feliz pela “contratação” Espero que ele venha realmente agregar valor ao Livrocast, sempre com boas informações e claro com bom humor, que inclusive já percebi que ele tem. No geral fico feliz que o time ta crescendo quanto mais integrantes mais forte ficará. E quem sabe um dia Poderão dominar o mundo? haha

    Grandes abraços

    • LivroCast

      Fala, amigo, tudo bem? Confesso que levei a sério o início do teu e-mail. Até me assustei, antes de ver a piada! Hahahaha… E que bom que tu gostou da novidade, amigo. Concordo com tudo que você falou sobre o nosso novo integrante. Tanto que, na verdade, acho que vou apagar teu comentário pro Rodrigo não ler e não ficar se achando. Sabe como é carioca! Haha… Mas fico feliz que percebas que estamos tentando melhorar e, porque não?, dominar o mundo. Grande abraço e obrigado pelo comentário! o/

  • Antes de começar meu comentário, desejo boas vindas ao Rodrigo, que já chega se sentindo em casa, rs. Nem parece o primeiro programa dele.

    Já ouvi falar muito sobre Bernard Cornwell e ele está na minha imensa lista de grandes autores que pretendo conhecer algum dia mas, pelos livros comentados neste cast, o que mais me chamou a atenção foi o Piso Rouxinol da saga Otori. Pelo que entendi, a obra tem esse lido mais volta para jornada do herói e todo o seu processo de autoconhecimento. Como fã de quadrinhos de heróis, isso me chama bastante a atenção também.

    Abraço

    • LivroCast

      Grande Marcus, tudo certo? Quando falei na gravação que iria começar pelo Cornwell, falei pela divida que tenho com o autor. Ele é muito famoso, falado, elogiado… Eu tenho que ler. Mas confesso que A Saga Otori chamou mais minha atenção, e pelos mesmos motivos que você apontou. Fico feliz que tenhas gostado do cast e de ambas as indicações. Sobre o Rodrigo, que bom que você curtiu a chegada dele. Na verdade, na verdade, é a 2a vez que ele grava com a gente, mas sem dúvida já está em casa e vai ajudar bastante. Obrigado por nos ouvir e comentar, amigo. Grande abraço! o/

  • Pingback: JPC Cast 017 - O Salmão da Dúvida e O Nome do Vento - Lokotopia()

  • Pingback: LivroCast - O Melhor e o Pior do que Rolou - LivroCast()